CURSO CINE-LINGUAGEM: PARA ALÉM DO CONTEÚDO

04.11.2020
ministrado por Caio Lamas

Assistir a um filme, independente de seu diretor, gênero ou origem, mobiliza uma série de conhecimentos e aptidões por parte de nós, espectadores. Muitas vezes ficamos muito presos a seu conteúdo, sua história e seus personagens, que embora sejam muito importantes não contemplam aquilo que se denomina linguagem cinematográfica: os elementos visuais e sonoros que, combinados de diferentes maneiras, constroem um espaço e um tempo próprios, conduzindo-nos pelo universo proposto pela obra.

O curso Cine-Linguagem: para além do conteúdo, ministrado por Caio Lamas, professor de cinema e doutorando em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP, aborda em 5 aulas alguns desses elementos fundamentais para quem quer se aprofundar mais nesse meio de expressão único e apaixonante.

Tópicos como planos de câmera, som, montagem, luz e cor serão debatidos a partir da análise de trechos de obras como Oito e Meio (Federico Fellini, Itália/França, 1963), O Iluminado (Stanley Kubrick, Reino Unido/EUA, 1980), Bastardos Inglórios (Quentin Tarantino, EUA/Alemanha, 2009), Corra! (Jordan Peele, EUA, 2017), Pantera Negra (Ryan Coogler, EUA, 2018), Bacurau (Kleber Mendonça Filho, Brasil/França, 2019), entre outras produções.

A próxima turma será nos dias 14 e 28/11 e 5, 12 e 19/12, das 19h às 21h30, e o valor de investimento é R$ 130,00. Mais informações estão disponíveis em https://caiolamas5.wixsite.com/cinelinguagem.

1 comentários:

Anônimo disse...

Que pena que só conheci agora. Estão previstos novos cursos para 2021? Márcia