Tabu

FILME: Tabu
(Tabu, França, Portugal , Brasil , Alemanha , 2012, 110 min)
 

Reunião do dia: 21.07.2013

Nota atribuída pelo grupo: 9,5

 

Direção: Miguel Gomes

Roteiro: Miguel Gomes, Mariana Ricardo

Elenco: Teresa Madruga (Pilar); Laura Soveral (Aurora idosa); Ana Moreira (Aurora, jovem); Ivo Müller (marido de Aurora).

 

Sinopse: Aurora é uma idosa temperamental que divide o andar de um prédio em Lisboa com sua empregada cabo-verdiana e uma vizinha que se dedica a causas sociais. Quando ela morre, as outras duas conhecem um oculto episódio do seu passado: uma história de amor e crime vivida numa África de filmes de aventuras, que conta também a história do início do fim do império português no continente africano.


Sobre o Diretor: Miguel Gomes é um realizador português que se enquadra no grupo de cineastas formados na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa; nasceu em 1972 em Lisboa, Portugal. Seu estilo como diretor é o de um cinema baseado no cruzamento entre documentário e ficção, entre realidade e imaginário influenciado pelas questões propostas e pela estética cinematográfica de movimentos importantes da Sétima Arte como a Nouvelle Vague Francesa e o Neorrealismo italiano. Foi reconhecido nacional e internacionalmente com seu segundo filme Aquele Querido Mês de Agosto (2009), escolhido como melhor filme português de 2009, além de ter percorrido vários festivais. Tabu é seu filme mais audacioso, um filme parte documentário e parte ficção e venceu o Prêmio de Crítica no Festival de Berlim.


◄ VOLTAR   |   RANKING 2013 ►

0 comentários: