PRÓXIMO FILME

Reunião presencial em 05.05.2024, às 16h
 

O Sabor da Vida
(La passion de Dodin Bouffant, França, 2023, 135 min)

O filme estreou em 11/04/24 e mantém-se em várias sessões e salas de exibição em São Paulo. Veja nosso guia de programação neste site.
 

Direção e Roteiro: Tran Anh Hung

Elenco: Juliette Binoche (Eugenie), Benoît Magimel (Dodin), Emmanuel Salinger (Rabaz), Patrick d’Assumcao (Grimaud), Jean-Marc Roulot (Augustin), Bonnie Chagneau-Ravoire (Pauline), Sarah Adler (mãe de Pauline), Yannik Landrein (pai de Pauline), Galatea Bellugi (Violette), Jan Hammenecker (Magot), Frédéric Fisbach (Beaubois), entre outras e outros.

Sinopse:
O filme é daquelas obras leves, onde aparecem boas comidas e bons vinhos. Ambientado em 1885, conta a história da conceituada cozinheira Eugenie (Juliette Binoche) e o famoso gourmet Dodin ( Benoît Magimel), para quem ela trabalha há vinte anos. A admiração mútua se transforma em um relacionamento amoroso. O romance se desenvolve e dá origem a pratos que impressionam conceituados chefs. Mas, Eugenie preza por sua liberdade e Dodin, quando se depara com a relutância de Eugenie em se casar, resolve fazer algo que nunca tinha feito, ou seja, cozinhar para ela. Este filme foi indicado ao Oscar 2024, na categoria de melhor filme estrangeiro.
 

Sobre o diretor:
Tran Anh Hung (ou Anh Hung Tran ou Henri Tran Anh Hung) nasceu 23 de dezembro de 1962, em Da Nang, Vietnã. É diretor, roteirista e, em alguns filmes, atuou como produtor também. Começou sua carreira dirigindo curtas metragens, como La Femme Mariée de Nam Xuong (1989) e La Pierre de L’Attente (1991). Seu primeiro longa-metragem O Cheiro da Papaya Verde (1993) teve uma carreira excepcional para um diretor estreante: ganhou em Cannes, ganhou o prêmio César e foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, em 1994. Tran Anh Hung realizou, depois, Entre a Inocência e o Crime (1995), As Luzes de um Verão (2000), Fugindo do Inferno (2009), Como na Canção dos Beatles: Norwegian Wood (2010), Amor Eterno (2016) e recentemente o filme que iremos discutir O Sabor da Vida (2023). Todos esses filmes também tiveram boa carreira especialmente na Europa, com indicações e prêmios. O Sabor da Vida, volta, 30 anos depois, à conquista da Palma de Ouro, em Cannes (como melhor diretor) e indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro.