PRÓXIMO FILME

Reunião em 15.12.2022, às 16 h – reunião presencial
 

A Contadora de Filmes
(La Contadora de Películas, França/Espanha/Chile, 2023, 116 min)

O filme estreou em 28/11/2024 em algumas sessões e salas de exibição da cidade. Consulte nosso guia de programação neste site.
 

Direção: Lone Scherfig

Roteiro: Walter Salles / Isabel Coixet / Rafa Russo

Elenco: Bérénice Bejo, Daniel Brühl, Antonio de la Torre, Sara Becker, Alondra Valenzuela, entre outros.

Sinopse: Chile, década de 60. Em um poeirento vilarejo no deserto do Atacama, a pré-adolescente Maria Margarita é uma ávida fã do cinema local, que frequenta todos os domingos com sua igualmente cinéfila família de pai, mãe e três irmãos. O pai, que trabalha nas minas de carvão, sofre um acidente e, diante da incapacidade do genitor de ir ao cinema, Maria passa a contar a história dos filmes que assiste para o pai e a família com uma desenvoltura, clareza de detalhes e cativante emoção que acabam contagiando todo o povoado. Paralelamente à magia do cinema, as tragédias familiares e pessoais se sucedem ao longo dos anos, bem como a conturbada história política chilena, mudando para sempre os rumos da vida de Maria Margarita. Baseado no livro homônimo do chileno Hernán Rivera Letelier, o filme tem roteiro do diretor brasileiro Walter Salles (Eu Ainda Estou Aqui), da diretora catalã Isabel Coixet (A Vida Secreta das Palavras) e do escritor espanhol Rafa Russo. A Contadora de Filmes estreou em 2023 no prestigiado Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), no Canadá, e ganhou o prêmio máximo do Festival Internacional de Valladolid, Espanha, no mesmo ano.

Sobre a diretora:
Lone Scherfig
nasceu na Dinamarca em 1959 e é uma veterana cineasta, realizando muitos filmes de produção internacional de sucesso. Formada em Cinema pela National Film School of Denmark em 1984, estreou como diretora em 1990. Alinhou-se ao movimento Dogma 95 ao dirigir a comédia Italiano para Principiantes, em 2000. Este longa-metragem lhe valeu o Urso de Prata no Festival de Berlim do ano seguinte. Em 2002, dirigiu o igualmente aclamado Meu Irmão Quer Se Matar. Outros filmes da diretora lançados no Brasil incluem Educação (2009), Um Dia (2011), Sua Melhor História (2016) e Um Inverno em Nova York (2019).