Cine Mambembe – o cinema descobre o Brasil

FILME: Cine Mambembe – o cinema descobre o Brasil
(La suerte em tus manos, Argentina, Espanha, 2012, 110 min)
 

Reunião do dia: 05.08.2013 (no CineSesc, São Paulo, Capital)

 

 

Comemoração do aniversário de 18 anos do

Grupo Cinema Paradiso

Homenagem a Laís Bodanzky e Luís Bolognesi
 

O Grupo Cinema Paradiso comemora seu 18º aniversário no dia 5/8/2013, a partir da 18h00, no CineSesc com uma homenagem a Laís Bodanzky e Luís Bolognesi, exibindo o documentário Cine Mambembe – o cinema descobre o Brasil. A sessão será seguida de debate com a diretora Laís Bodanzky.
Veja também outras informações na edição comemorativa do nosso jornal:
http://grupocinemaparadiso.hospedagemdesites.ws/jornais/2013/Cinema_Paradiso_339.pdf

 

Filme: Cine Mambembe – o cinema descobre o Brasil
(Cine Mambembe – o cinema descobre o Brasil, Brasil, 1999, 52min)

Direção: Laís Bodanzky , Luís Bolognesi
Roteiro: Luís Bolognesi

Elenco: Othon Bastos


Sinopse: Documentário sobre a viagem de Laís Bodanzky e Luís Bolognesi pelo interior do Brasil, exibindo curtas-metragens brasileiros em praças públicas. Do sul da Bahia aos confins da Amazônia , descobre-se um país que assiste ao cinema e se vê na tela pela 1* vez, ás vésperas do século XXI.
 

Sobre os Diretores:

Laís Bodanzky é diretora, produtora e roteirista brasileira , nasceu em 23 de setembro de 1969 , em São Paulo, SP. Estreou na direção com o curta-metragem Cartão Vermelho (1995) sobre uma menina que vive entre moleques e descobre a sexualidade. O reconhecimento no cinema ocorreu com o longa Bicho de Sete Cabeças (2001) que conquistou diversos prêmios e apresentou o ator Rodrigo Santoro. O filme Como Nossos Pais (2017) seu quarto longa , recebeu excelentes críticas na mídia internacional e especializada e foi o filme mais premiado do Brasil naquele ano. Laís possui outros filmes aclamados como Chega de Saudades (2007) , As Melhores Coisas do Mundo (2010) , além de documentários como Cine Mambembe- o Cinema Descobre o Brasil e Mulheres Olímpicas.
Durante 15 anos coordenou os projetos sociais Tela Brasil de ensino e exibição de filmes na periferia do Brasil e levando mais de 1 milhão de pessoas às salas de cinema, a maioria indo pela primeira vez.


Luís Bolognesi é roteirista , produtor, diretor de cinema brasileiro, nasceu em 14 de abril de 1966, em São Paulo, SP. Seu primeiro passo no cinema foi em 1966 , quando dirigiu e escreveu o curta Pedro e o Senhor. Foi aclamado pela crítica quando escreveu e co-dirigiu o documentário Cine Mambembe- O Cinema Descobre o Brasil. Outro roteiro de grande sucesso foi Bicho de Sete Cabeças. Em ambos os filmes trabalhou com Laís Bodanzky, com quem é sócio na produtora Buriti Filmes.
Escreveu o roteiro dos documentários Bandeirantes, profissão perigo (2000); A Guerra dos Paulistas (2002), sobre a Revolução de 32; O Mundo em Duas Voltas (2008) e do longa –metragem Chega de Saudade (2007), que recebeu o prêmio de Melhor Roteiro no 40º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Escreveu em 2006 o roteiro do filme de animação Uma História de Amor e Fúria (2012) seu primeiro longa como diretor. Em 2018 lançou no Festival de Berlim o documentário Ex-Pajé que recebeu menção especial e ganhou o prêmio da crítica no Festival É Tudo Verdade.

Filmes debatidos pelo Grupo Cinema Paradiso: Bicho de sete cabeças, Chega de saudade, As melhores coisas do mundo, respectivamente em 2001, 2008 e 2010 além de Uma história de amor e fúria, em 2013.


◄ VOLTAR   |   RANKING 2013 ►

0 comentários: