O Mercado de Notícias

FILME: O Mercado de Notícias
(O Mercado de Notícias, Brasil, 2014, 98 min)


Reunião dia:
17.08.2014
Nota atribuída pelo grupo:
8,63

Direção: Jorge Furtado
Roteiro:
Jorge Furtado

 

Elenco da Peça: Antônio Carlos Falcão, Eduardo Cardoso, Elisa Volpatto, Evandro Soldatelli, Irene Brietzke, Ismael Caneppele, Janaina Kremer, Marcos Contreras, Mirna Spritzer, Nelson Diniz, Sérgio Lulkin, Thiago Prade, Ursula Collischonn, Zé Adão Barbosa.

Sinopse: A peça encenada no filme-documentário traça um paralelo entre os primórdios do jornalismo e democracia, incluindo breve história da imprensa escrita do século XVII até hoje, destacando seu papel na construção da opinião pública, seus interesses políticos e econômicos. Na peça, há trechos da montagem original de “O Mercado de Notícias” (escrita em 1625 por Ben Jonson). Entrelaçados à história, o documentário traz depoimentos e comentários de 13 expressivos e experientes jornalistas brasileiros sobre diversos temas: a profissão, as nova mídias – como a internet - o futuro do jornalismo além de referências jornalísticas na atual política brasileira, onde a cobertura da imprensa teve grande destaque.
 

Sobre o Diretor: lJorge Furtado é cineasta e roteirista, nasceu em 09 de junho de 1959 em Porto Alegre/RS. Iniciou a carreira profissional em 1980, na TVE RS, onde foi repórter, apresentador, editor , roteirista e produtor. Em 1987, foi um dos fundadores da Casa de Cinema de Porto Alegre, da qual é integrante até hoje. Nos anos 1980/90 escreveu e dirigiu onze curtas-metragens, entre os quais se destaca Ilha das Flores (1989), premiado internacionalmente, incluindo o Urso de Prata, no Festival de Berlim de 1990. Em 2002 estreou como diretor de longas-metragens com Houve uma vez Dois Verões (2002). Mas foi o segundo longa, O Homem que Copiava (2003) que chegou ao grande público e recebeu vários prêmios, inclusive o Grande Prêmio Cinema Brasil, para melhor filme brasileiro em 2003. Depois vieram: Lisbela e o Prisioneiro ( 2003); Meu Tio Matou um Cara (2005); Saneamento Básico (2007); Homens de Bem (2011). Vários países já realizaram mostras e retrospectivas sobre sua obra.
O Grupo Cinema Paradiso discutiu O Homem que Copiava (2003) no mesmo ano de seu lançamento.


◄ VOLTAR   |   RANKING 2014 ►

0 comentários: