Mais Um Ano

FILME: Mais Um Ano
(Another Year, Reino Unido, 2015, 129 min)


Reunião dia:
14.09.2014
Nota atribuída pelo grupo:
9,14

Direção: Mike Leigh
Roteiro:
Mike Leigh
 

Elenco: Jim Broadbent (Tom); Lesley Manville (Mary); Ruth Sheen (Gerri); Oliver Maltman (Joe).

Sinopse: O filme narra a história de um casal de meia- idade com um casamento feliz, que dá apoio aos problemas dos que lhes estão próximos. A história é contada em quatro atos ligados às estações do ano: na Primavera, a visita de uma amiga que está passando por uma crise da meia-idade; no Verão, um antigo amigo, alcoólatra e esperançoso para encontrar um novo amor; no Outono, o filho do casal traz a nova namorada e talvez, venha a ser a futura esposa e no Inverno, o irmão do protagonista tenta superar a depressão, após o falecimento da esposa.
 

Sobre o Diretor: Mike Leigh é um premiado autor, diretor de cinema e diretor de teatro britânico; nasceu em 20 de fevereiro de 1943, em Brocket Hall, Hatfield , Reino Unido. É conhecido por suas muitas técnicas de ensaio e improvisação com atores para a construção de personagens e contação de histórias em seus filmes. Tem como objetivo captar a realidade e apresentar filmes “emocionais, subjetivos, intuitivos”. Ganhou o prêmio de Melhor Realizador e Melhor Ator para David Thewlis no Festival de Cannes com o filme Nu (1993). Com o filme Segredos e Mentiras (1996) passou a ser considerado um dos melhores cineastas de seu país, conseguindo 5 nomeações para os Óscares e a Palma de Ouro em Cannes. Um Dia de Cada Vez (2008) foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Guião Original e recebeu o Urso de Prata para sua protagonista , Sally Hawkins, no Festival de Berlim.

Em sua filmografia encontramos ainda Agora ou Nunca (2002) e O Segredo de Vera Drake (2004), ambos discutidos em reuniões do Grupo Cinema Paradiso nos anos de 2003 e 2005, respectivamente.


◄ VOLTAR   |   RANKING 2014 ►

0 comentários: