Leviatã

FILME: Leviatã
(Leviafan (Левиафан), Rússia, 2014, 181min)


Reunião dia:
01.02.2015
Nota atribuída pelo grupo:
8,53

Direção: Andrey Zvyagintsev
Roteiro:
Andrey Zviaguintsev e Oleg Negin

 

Elenco: Aleksei Serebryakov (Kolya), Roman Madyanov (Vadim), Vladimir Vdovichenkov (Dima), Elena Lyadova (Lilya), Sergey Pokhodaev (Roma).


Sinopse: Numa península na costa da Rússia, o filme narra a trágica série de eventos, envolvendo um pai de família que luta contra os desmandos de um prefeito corrupto. Para enfrentar o político que tenta desapropriar a terra em que sua casa está construída, ele recorre a um amigo advogado de Moscou.
 

Sobre o Diretor: Andrey Petrovich Zvyagintsev é cineasta e roteirista, nascido em seis de fevereiro de 1964, em Novosibirsk, Rússia. Aos vinte anos concluiu a formação de ator pela escola de teatro de sua cidade. Mudou-se para Moscou em 1986, continuando seus estudos na Russian Academy of Theatre Arts até 1990. Trabalhou como ator de teatro e de cinema até iniciar a carreira de diretor da série Black Room para a televisão. Seu primeiro longa-metragem foi O Retorno (2003), ganhador de diversos prêmios, incluindo o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza. Seu segundo filme O Desterro (2007) estreou no Festival de Cannes e recebeu indicação para o prêmio Palma de Ouro. Não ganhou, mas levou o prêmio de melhor ator para Konstantin Lavronenko. Com o segmento Apocrypha integrou o filme Nova Iorque, Eu Te Amo (2008) no qual onze curtas-metragens de diferentes diretores mostram que o amor está em todos os lugares da cidade. No entanto, o seu curta foi excluído do filme exibido, permanecendo na versão em DVD. Na sequência, filmou Elena (2011), cuja estreia em Cannes lhe rendeu o Prêmio do Juri e Leviatã (2014) que ficou com o prêmio de melhor roteiro no mesmo festival e melhor filme de língua estrangeira no Globo de Ouro de 2014.


◄ VOLTAR   |   RANKING 2015 ►

0 comentários: