O Sal da Terra

FILME: O Sal da Terra
(The Salt of the Earth, Brasil/França/Itália, 2014, 110 min)


Reunião dia:
26.04.2015
Nota atribuída pelo grupo:
9,09

Direção: Wim Wenders, Juliano Ribeiro Salgado
Roteiro:
Wim Wenders, Juliano Ribeiro Salgado

 

Elenco: Sebastião Salgado, Wim Wenders, Juliano Ribeiro Salgado.


Sinopse: O filme descreve um homem, apresentando-o pelos olhares de seu filho Juliano Ribeiro Salgado e de seu amigo Wim Wenders. O homem é o renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado em sua jornada com o projeto “Gênesis”. Para realizá-lo, organizou-se uma expedição que entre 2004 e 2012 permitiu ao fotógrafo visitar trinta e duas regiões da Terra. O seu objetivo foi registrar em imagens civilizações e regiões do planeta até então inexploradas. Resultados do projeto: publicação de um livro com mais de 245 fotos em preto e branco além de 39 ensaios-reportagem; diversas exposições no Brasil e Europa; o presente filme documentário.
 

Sobre os Diretores: Juliano Salgado (Paris, 1974) é um cineasta, escritor e produtor de cinema brasileiro. Juliano se formou em Direito e Economia pela Universidade de Paris. Ao final dos cursos, entendeu que não queria passar a vida em escritórios fechados e resolveu trabalhar como repórter televisivo. Depois, estudou cinema na London Film School, propondo-se atividades em diversos segmentos de uma produção cinematográfica. Seus outros filmes: Paris la Métisse (2005), In the Hands of the Gods (2007) e Projeto Sebastião Salgado (2012).

Ernst Wilhelm "Wim" Wenders (Dusseldorf, 14 de agosto de 1945) é um cineasta, dramaturgo, fotógrafo e produtor de cinema alemão. Estudou medicina e filosofia, Universidade de Freiburg e Dusseldorf. Declinando da vida universitária, mudou-se para Paris. Quis ser pintor – não conseguiu ingressar na La Fémis. Trabalhou como gravurista em Montparnasse, quando se viu fascinado pelo cinema. Decidiu, então voltar para a Alemanha em 1967, conseguindo um posto de trabalho na United Artists em seu escritório da cidade de Dusseldorf. Na mesma época, retornou aos estudos na Universidade de Televisão e Cinema de Munique e foi crítico cinematográfico para um jornal e revistas. De sua extensa filmografia, mais de trinta e cinco filmes, o Grupo Cinema Paradiso discutiu: Asas do Desejo (1987) em reunião de 1998; Buena Vista Social Clube (1999) no ano de 2000; Estrela Solitária (2005) em reunião de 2006; Mundo Invisível (2012) discutido no ano de 2013 é um filme brasileiro composto por onze segmentos, sendo que “Ver ou Não Ver” foi o dirigido por Wenders.


◄ VOLTAR   |   RANKING 2015 ►

0 comentários: