Vício Inerente

FILME: Vício Inerente
(Inherent Vice, Estados Unidos, 2014, 148 min)


Reunião dia:
12.04.2015
Nota atribuída pelo grupo:
7,55

Direção: Paul Thomas Anderson
Roteiro:
Paul Thomas Anderson
 

Elenco: Joaquin Phoenix (Larry "Doc" Sportello), Josh Brolin (Christian "Bigfoot" Bjornsen), Owen Wilson (Coy Harlingen), Katherine Waterston (Shasta Fay Hepworth), Reese Witherspoon (Penny Kimball), Benicio del Toro (Sauncho Smilax), Jena Malone (Hope Harlingen), dentre outros.


Sinopse: Larry é um detetive particular, vivendo em uma comunidade litorânea da Califórnia. Solitário, tem o hábito de conduzir suas investigações em ambiente esfumaçado por cigarros. Inesperadamente, Shasta, sua ex-namorada, o visita em busca de ajuda para desembaraçar um complicado caso, envolvendo um rico especulador de imóveis e o atual companheiro dela. Larry aceita o caso e inicia a investigação, sendo que cada nova pista apresenta inúmeros outros caminhos a seguir. Shasta desaparece e alguém morre. Ao mesmo tempo, Larry lida com memórias que o assombram. O filme é a primeira adaptação cinematográfica para um livro de Thomas Pynchon. Autor de outras nove obras, Inherent Vice (2009) é sua penúltima publicação.

 

Sobre o diretor/a diretora/diretores: Paul Thomas Anderson (26/06/1970, Stúdio City, Califórnia, Estados Unidos) é diretor, roteirista e produtor cinematográfico. Paul estreou no cinema ainda muito jovem, aos dezoito anos, filmando em vídeo cassete e editando em dois aparelhos (V.C.R. – Video Cassete Recorder). Ele sempre quis ser cineasta, defendendo a ideia de que assistir aos filmes era toda a educação de que precisava. Seu primeiro curta Cigarettes & Coffee (1993), realizado e produzido com o dinheiro que recuperou da desistência do curso universitário em cinema, foi premiado no Festival de Sundance. Trabalhou como assistente de produção em inúmeros comerciais e videoclipes televisivos em Los Angeles e Nova York. Seu primeiro longa-metragem Jogada de Risco (1996), mais conhecido pelo título original, Hard Eight, inaugura suas marcas registradas: uso da fonte de luz, tomadas longas e atuação de alto nível. Boogie Nights: Prazer sem Limites (1997), indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original, resgatou as ideias de The Dirk Diggler Story, o filme em V.C.R. de 1988, sobre a ascensão e queda de Dirk Diggler, um bem-dotado ator pornô. Com essa realização, Anderson ganhou crédito, credibilidade e audiência para seus projetos futuros. Nesse contexto, filmou Magnólia (1999). Depois, seguiram-se: Embriagado de Amor (2002), Sangue Negro (2007), O Mestre (2012) e Vício Inerente (2014).

O Grupo Cinema Paradiso discutiu Magnólia (1999) em reunião durante o ano de 2000 e Sangue Negro (2007) no ano de 2008.


◄ VOLTAR   |   RANKING 2015 ►

0 comentários: