45 Anos

FILME: 45 Anos
(45 Years, Reino Unido, 2015, 95 min)

Reunião dia:
08.11.2015
Nota atribuída pelo grupo:
8,54

Direção e Roteiro: Andrew Haigh

 

Elenco: Charlotte Rampling (Kate Mercer), Tom Courtenay (Geoff Mercer), Geraldine James (Lena), Dolly Wells (Charlotte) e outros.


Sinopse: Kate e Geoff Mercer vivem em uma pacata cidade no interior da Inglaterra e estão preparando a festa comemorativa de seus 45 anos de casamento. A tranquila convivência do casal é abalada quando Geoff recebe uma carta informando que o corpo de Katia, sua primeira namorada e primeiro amor, foi encontrado congelado no meio dos Alpes Suíços. Ela desaparecera em 1962, durante uma escalada da qual ele também participara. A notícia é avassaladora para Geoff que remoe o passado recheado de fatos até então desconhecidos por Kate. Durante a semana em que se desenvolve a trama tais fatos vem, paulatinamente, à tona. Kate sofre e ao repensar a vida ao lado de Geoff o clima tenso entre eles aumenta até o dia da festa.

 

Sobre o Diretor: Andrew Haigh é cineasta, produtor e roteirista nascido na cidade de Harroagte, Condado de North Yorkshire, Inglaterra, em 1973. Seu pai trabalhava como vendedor para uma empresa de bebidas e sua mãe era dona de casa. Iniciou a carreira no cinema como assistente de edição em filmes como Gladiador e Falcão Negro em Perigo, ambos de Ridley Scott. Estreou como roteirista/diretor com o curta Oil (2003). Seu primeiro longa-metragem, Greek Pete (2009), estreou no London Lesbian and Gay Film Festival e ganhou o prêmio por realização artística no Los Angeles Outfest de 2009. Weekend (2011), seu segundo filme, foi exibido e premiado em diversos festivais, a exemplo do Grande Prêmio do Júri no Los Angeles Outfest como destaque internacional e do Círculo de Críticos de Cinema de Londres como revelação de cineasta britânico. 45 Anos (2015) estreou no 65º Festival Internacional de Cinema de Berlim, levando os prêmios de melhor atriz e melhor ator para Charlotte Rampling e Tom Courtenay. Haigh foi ainda co-produtor além de escritor e diretor ocasional da série Looking da HBO. Após duas temporadas, a série foi cancelada, terminando com um filme para TV em 2016 com duas horas de duração.


◄ VOLTAR   |   RANKING 2015 ►

0 comentários: