Chatô, o Rei do Brasil

FILME: Chatô - O Rei do Brasil
(Chatô, o Rei do Brasil, Brasil, 2015, 102 min)


Reunião dia:
06.12.2015
Nota atribuída pelo grupo:
7,89

Direção: Guilherme Fontes
Roteiro:
Guilherme Fontes, João Emanuel Carneiro, Matthew Robbins

 

Elenco: Andrea Beltrão, Eliani Giardini, Gabriel Braga Nunes, Guilherme Fontes, Leandra Leal, Leticia Sabatella, Marco Ricca, Paulo Betti.


Sinopse: Tendo por base o livro homônimo de Fernando Morais, o filme retrata Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello (1892 - 1968), ou simplesmente Chatô, imaginando-se julgado no programa de TV “O Julgamento do Século”. A partir daí Chatô relembra episódios marcantes de sua vida – de suas origens simples a magnata no ramo das comunicações. Figura pública controversa e polêmica, Chatô foi o fundador do império chamado de “Diários Associados”, chegando a reunir 34 jornais, 36 emissoras de rádio, 18 estações de televisão, uma agência de notícias, a revista mensal "A Cigarra" e a semanal "O Cruzeiro".
 

Sobre o Diretor: Guilherme Machado Cardoso Fontes nasceu em Petrópolis no dia 8 de janeiro de 1967. Ator, diretor e produtor brasileiro, iniciou a carreira atuando em telenovelas e minisséries. Como produtor teatral, realizou duas peças - Desejo e Eu Odeio Hamlet – e diversas séries televisivas além do projeto 500 anos de História do Brasil, envolvendo questões como o Golpe de 1964, AI-5, Os Três Golpes Contra o JK, Carlos Lacerda - O Demolidor, Chiquinha Gonzaga, entre outros. Adquiriu os direitos sobre o livro de Fernando Morais em 1994, cuja filmagem iniciada em 1995 viu-se interrompida em 1999 por causa de polêmicas envolvendo o diretor e o uso de verbas públicas destinadas ao cinema e cultura. O lançamento do filme ocorreu em 19 de novembro de 2015 sem receber atenção da crítica especializada. Ainda assim, recebeu vários prêmios da Academia Brasileira de Cinema, da Associação Brasileira de Cinematografia além de melhor diretor de longa metragem da crítica paulista de arte.


◄ VOLTAR   |   RANKING 2015 ►

0 comentários: