Trago Comigo
Comemoração dos 21 anos do Grupo Cinema Paradiso



FILME: Trago Comigo
(Trago Comigo, Brasil, 2016, 1h 24min)

Reunião do dia: 22.08.2016 (no Cine Sesc, São Paulo, Capital)

Comemoração dos 21 anos do Grupo Cinema Paradiso

Neste 1º de Julho, comemoramos os 21 anos de existência do Grupo Cinema Paradiso e o 1º aniversário do nosso site http://www.grupocinemaparadiso.com.br/. 

Este último ano foi intenso, pois além das realizações, estamos com muitos projetos. 

Na segunda-feira passada, dia 27/06, realizamos um evento que nos encheu de alegria: o lançamento do livro Crônicas da sala Escura, de autoria de Rianete Lopes Botelho, uma compilação de artigos que ela escrevia para nossos jornaizinhos. As ilustrações ficaram por conta de Beatriz Calil. A Editora Nhambiquara fez um sofisticado trabalho de edição, por isso agradecemos muito ao João Bosco. 

Muitos amigos compareceram ao Fran’s Café para cumprimentar nossa querida Rian, comprar o livro e ganhar um autógrafo. Muitos reencontros de familiares e amigos pessoais da Rian e de frequentadores atuais e antigos do grupo.

A comemoraremos do aniversário de 21 anos do Grupo Cinema Paradiso será no dia 22 de agosto, a partir das 19h, no CineSesc, nosso cinema preferido. Seguindo nossa tradição de homenagear o cinema brasileiro, prestaremos honras à cineasta Tata Amaral com a exibição do seu filme Trago Comigo. Após a sessão, bate papo sobre o filme com Sérgio Rizzo, querido e longevo amigo do nosso Grupo Cinema Paradiso que mais uma vez nos prestigia com sua generosa presença. E faremos novo lançamento do livro Crônicas da sala Escura na ocasião. A programação do evento está no convite. Venham festejar conosco. Ficaremos honrados com a sua presença. 

Voltando ao site, agradeço muito à Atalhoz Comunicação e Marketing, uma empresa que tem sido muito parceira, compreendendo nossas urgências e necessidades. O site ainda está sendo alimentado aos poucos, pois há muito material de memória do grupo.

Tanto o site como o livro de crônicas não teriam existido sem o apoio imprescindível da nossa diminuta comissão organizadora composta por Mila (Maria Emília), Esther, Alice e eu. O site tem estado vivo e com frescor porque vários amigos contribuem com artigos e notícias. Agradeço especialmente ao João Moris, Marcos Eça, à própria Rianete e a todos que sempre nos brindam com textos muito bem escritos e leves de se ler. 

Novos tempos, novas janelas, novas possibilidades de comunicação. Além do site, temos a página do facebook no endereço: https://www.facebook.com/grupocinemaparadiso/

O mais importante de tudo é que o grupo continua firme, promovendo conversas aprofundadas sobre filmes, reunindo presencial e afetivamente pessoas das mais variadas ocupações, idades e credos, com o cafezinho da Dona Elza que sempre recebe a todos com muita alegria. Continuamos abertos para novos amigos que chegam e deixamos bem claro que não existem ex-participantes. Os saudosos? É só chegar... 

Longa vida ao Grupo Cinema Paradiso!

Abraços cinéfilos,
Cláudia Mogadouro

Informações sobre o filme

Direção: Tata Amaral

Roteiro: Willem Dias, Thiago Dottori

Elenco: Carlos Alberto Riccelli, Felipe Rocha, Georgina Castro, Emilio  Di Biasi, Selma Egrei, entre outros.

Sinopse: Trago Comigo, o novo longa-metragem da cineasta Tata Amaral, tem como protagonista o diretor de teatro Telmo, que foi preso pela ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985) e posteriormente exilado. Quando é convidado para dar uma entrevista, se dá conta de que não tem memória alguma dos meses que passou clandestino e de como aconteceu sua prisão. Através da peça de teatro que passa a montar junto com seu jovem elenco, ele vai estabelecer um diálogo com as novas gerações, mergulhar na sua própria história e na história de seu país. Vai revelar para si e para todos aquilo que, de tão doloroso, preferiu esquecer.

Sobre a diretora: a paulistana Tata Amaral, 55 anos, é uma das mais premiadas realizadoras da cinematografia brasileira recente. Com os longas-metragens que dirigiu conquistou mais de 50 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Seu filme de estreia, Um Céu de Estrelas (1996), foi considerado pela crítica um marco do cinema brasileiro e recebeu dezenas de prêmios em importantes festivais internacionais. Já Antônia inspirou a série televisiva homônima, exibida na Rede Globo em 2006 com recorde de audiência para o horário e indicada ao EMMY/2007, o Oscar da televisão. Hoje foi o grande vencedor do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 2011. 

Tata Amaral é também produtora do filme De Menor, de Caru Alves de Souza, que recebeu prêmio de melhor filme no Festival do Rio de 2013. 

Sobre Sérgio Rizzo: jornalista, mestre em Artes/Cinema e doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Como crítico de cinema escreve para diversos jornais como O Globo e Folha de São Paulo além de desenvolver projetos na área do audiovisual. Como professor de graduação e pós graduação atua em diversas instituições de ensino como FAAP, Casa do Saber, FIA, Espaço Itaú de Cinema entre outras organizações. Além de palestrante ativo em instituições de ensino internacional, é autor de livros, tais como Cinema e Educação - 200 Filmes sobre a Escola e a Vida" (Editora Segmento), "Família e Educação - Quatro Olhares" (Editora Papirus) e "Vitória - Ayrton Senna" (Editora Melhoramentos) e coautor em diversas coletâneas, a exemplo de "Cinema e Psicanálise" (Editora nVersos) e "Coleção Folha Clássicos do Cinema" (Editora Moderna/Folha de S. Paulo) dentre outras.