Aquarius

FILME: Aquarius
(Aquarius, Brasil/França, 2016, 2h 26min)

Reunião dia:
18.09.2016
Nota atribuída pelo grupo:
8,76

Direção: Kleber Mendonça Filho

 

Roteiro: Cleber Do Carmo Costa and Dyego Rikasio Valentim Da Silva

 

Elenco: Sonia Braga, Irandhir Santos, Maeve Jinkings, Humberto Carrão, entre outros.


Sinopse: O aguardado filme de Kleber Mendonça Filho estreia finalmente no Brasil envolto em polêmica e aclamado em festivais de cinema do mundo todo, concorrendo inclusive à Palma de Ouro do Festival de Cannes deste ano. Conta a história de Clara (Sonia Braga), uma sexagenária viúva de personalidade forte, única moradora de um prédio antigo de Recife em frente à badalada praia de Boa Viagem. O prédio é alvo da especulação imobiliária e uma grande construtora local passa a fazer pressão para que Clara venda seu apartamento e desocupe o imóvel. Mas, ela insiste em ficar e não medirá esforços para fazer valer seus direitos.

 

Sobre o Diretor: Kleber Mendonça Filho nasceu no Recife em 1968 e, além de diretor, é produtor, roteirista e crítico de cinema brasileiro. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, o cineasta é responsável pelo setor de cinema da Fundação Joaquim Nabuco. Escreveu para o Jornal do Commercio, no Recife, seu site CinemaScópio, Revistas Continente e Cinética, além do jornal Folha de S.Paulo.

Ganhou notoriedade após o seu premiado filme O Som ao Redor ter sido incluído na respeitada lista dos 10 melhores do ano do jornal The New York Times em 2013.

Como realizador, migrou do vídeo nos anos 90, quando experimentou com ficção, documentário e videoclipes para o digital e o 35mm na década de 2000, realizando os curtas A Menina do Algodão (co-dirigido por Daniel Bandeira, 2002), Vinil Verde (2004), Eletrodoméstica (2005), Noite de Sexta Manhã de Sábado (2006) e Recife Frio (2009). Seu primeiro documentário foi Crítico (2008) e o primeiro longa de ficção foi O Som ao Redor (2013), discutido pelo Grupo Cinema Paradiso no mesmo ano.

Seus filmes receberam mais de 120 prêmios no Brasil e no exterior, com seleções em festivais como Nova York, Copenhague e Cannes. Os festivais de Roterdã (Holanda), Toulouse (França) e Santa Maria da Feira (Portugal) já apresentaram retrospectivas dos seus filmes.


◄ VOLTAR   |   RANKING 2016 ►