Joaquim

FILME: Joaquim
(Joaquim, Brasil/Portugal, 2017, 97 min)

Reunião dia:
21.05.2017
Nota atribuída pelo grupo:
9,55

Direção e Roteiro: Marcelo Gomes

Elenco: Júlio Machado, Nuno Lopes, Rômulo Braga, Isabél Zuaa, Welket Bungué, Diogo Doria, entre outros.

Sinopse: Brasil, fim do século XVIII. O alferes Joaquim José da Silva Xavier é encarregado de um posto de cobrança de pedágio pela Coroa Portuguesa e persegue contrabandistas de ouro no interior de Minas Gerais. Ele é então destacado para montar uma expedição e buscar novos veios de ouro. O grupo é formado por um oficial português, um mestiço, um escravo negro e um índio. Ambicioso, Joaquim pretende usar sua parte do ouro para procurar a escrava fugida Preta, por quem é apaixonado. Mas, no retorno da expedição, nem tudo sai como planeja. O filme trata dos supostos acontecimentos da vida de Joaquim que teriam contribuído para sua formação política e consequente participação na inconfidência mineira.

 

Sobre o Diretor: Marcelo Gomes é um dos expoentes do chamado Polo Pernambucano de Cinema. Nascido no Recife em 1963, formou-se em Cinema pela University of Bristol, Inglaterra. Em sua trajetória, iniciada nos anos 90, realizou diversos curtas e longas como roteirista e diretor, entre eles: Cinema, Aspirinas e Urubus (2005), Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (2009), Era Uma Vez Eu, Verônica (2012). Em sua filmografia, a parceria intelectual e artística com Karim Aïnouz é pauta constante, sendo que foi o roteirista de Madame Satã (2002). Co-dirigiu com o cineasta Cao Guimarães o longa O Homem das Multidões (2013). Vive e trabalha em São Paulo, mas com presença constante no circuito audiovisual de sua cidade natal. Seus filmes sempre concorrem nas competições dos principais festivais de cinema do mundo. Joaquim concorreu ao prêmio Urso de Ouro do Festival de Berlim de 2017.


De Marcelo Gomes, o Grupo Cinema Paradiso já discutiu Cinema, Aspirina e Urubus no ano de 2005 e Era Uma Vez Eu, Verônica no ano de 2012, além de ter assistido coletivamente ao ótimo curta Clandestina Felicidade, sobre a vida de Clarice Lispector.


◄ VOLTAR   |   RANKING 2017 ►

0 comentários: