Mulher do Pai

FILME: Mulher do Pai
(Mulher do Pai, Brasil, 2016, 1h34min)

Reunião dia:
02.07.2017
Nota atribuída pelo grupo:
8,69

Direção: Cristiane Oliveira

Roteiro:
Cristiane Oliveira e Michele Frantz

Elenco: Maria Galant, Marar Descartes, Verônica Perrota, Fabiana Amorim, Amélia Bittencourt, Jorge Esmoris, Aurea Baptista, Diego Trinidad e Renan Goulart.

Sinopse: Em uma pequena comunidade, próximo à fronteira do Brasil com o Uruguai, uma relação entre pai e filha se transforma. Nalu, a filha, é uma adolescente de 16 anos que está se tornando mulher. Ruben, o pai, é um homem de 39 anos que ficou cego ainda jovem. Eles precisarão aprender a viver como pai e filha depois da morte de Olga, mãe de Ruben – forte e superprotetora, que os criou quase como irmãos. Com a ausência de Olga, uma maior proximidade se impõe entre eles no cotidiano que se desenrola numa casinha modesta, isolada no campo. Nalu gasta seu tempo entre um novo amor, a descoberta da sexualidade, confidências com sua melhor amiga Elisa e a pesada responsabilidade que tem com o pai. Os conflitos que surgem dessa situação forçada evocam sentimentos ambíguos que mudam de perspectiva quando uma atraente uruguaia ganha espaço na vida deles. A chegada de Rosário estimula o afeto, o ciúme e, por fim, uma possível conciliação numa família atípica.

 

Sobre a Diretora: Cristiane Oliveira é gaúcha, tem 37 anos, é roteirista, diretora e produtora. Na sua filmografia constam ótimos filmes como produtora (por exemplo Ainda Orangotangos), como assistente de direção (Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa), como corroteirista (entre outros, Nove Crônicas para um Coração aos Berros) e como diretora realizou o curta Messalina (2004), que ganhou diversos prêmios, Hóspedes (2009) e agora seu primeiro longa Mulher do Pai (2016), que ganhou os prêmios de melhor direção, melhor fotografia e melhor atriz coadjuvante (Verónica Perrotta) no Festival do Rio 2016. Também recebeu o prêmio Abraccine na Mostra Internacional de São Paulo e o prêmio Fipresci no Festival do Uruguai. Foi um dos filmes que representou o Brasil na Mostra Generation, do Festival de Berlim 2017.


◄ VOLTAR   |   RANKING 2017 ►