No Intenso Agora

FILME: No Intenso Agora
(No Intenso Agora, Brasil, 2017, 127 min)

Reunião dia:
03.12.2017
Nota atribuída pelo grupo:
8,69

Direção e Roteiro: João Moreira Salles

Sinopse: Feito a partir da descoberta de filmes caseiros rodados na China em 1966, durante a fase inicial da Revolução Cultural, No intenso agora investiga a natureza de registros audiovisuais gravados em momentos de grande intensidade. Às cenas da China somam-se imagens dos eventos de 1968 na França, na Tchecoslováquia e, em menor quantidade, no Brasil. As imagens, todas elas de arquivo, revelam o estado de espírito das pessoas filmadas e também a relação entre registro e circunstância política.

 

O ponto de partida do filme foram imagens captadas pela mãe do diretor, encontradas por ele na época da finalização de Santiago (2007).

 

Sobre o Diretor: João Moreira Salles nasceu no Rio de Janeiro, em 1962. Filho de Walther Moreira Salles, que foi ministro de Estado, embaixador e banqueiro. Incentivado por seu irmão, Walter Salles, dedicou-se ao cinema. Seu primeiro trabalho foi o roteiro da série televisiva Japão, uma Viagem no Tempo (1985). Com intuito de realizarem documentários para a televisão, em 1987, os dois irmãos cineastas fundaram a Videofilmes. Ainda em 1987, João dirigiu China, o Império do Centro e fez o roteiro do documentário Krajcberg, o Poeta dos Vestígios. Em 1990, dirigiu um especial para a TV chamado Blues. Trabalhou por cinco anos em publicidade e depois lançou a série de programas Futebol, codirigida por Arthur Fontes. Em 1999, codirigiu com Kátia Lund o documentário Notícias de uma Guerra Particular, sobre o tráfico de drogas no Rio de Janeiro.


Por vários anos, a produtora Vídeofilmes bancou os documentários de Eduardo Coutinho, de quem João Moreira Salles é discípulo confesso. Inspirado em seu mestre, dirigiu os seguintes documentários para o cinema: Nelson Freire (2002), Entreatos (2004) – sobre a campanha presidencial de Lula – e Santiago (2007), todos discutidos pelo Grupo Cinema Paradiso. Atualmente é o editor da Revista Piauí.


◄ VOLTAR   |   RANKING 2017 ►