Ciganos da Ciambra

FILME: Ciganos da Ciambra
(A Ciambra, Itália / Brasil / Alemanha / França / Suécia / EUA, 2017, 118 min)
 

Reunião dia: 20.05.2018
Nota atribuída pelo grupo:
8,20

Direção e Roteiro: Jonas Carpignano

Elenco: Pio Amato, Koudous Seihon, Damiano Amato, Francesco Pio Amato, Susanna Amato, Rocco Amato, Iolanda Amato, Patrizia Amato e outros.

Sinopse: O filme retrata uma família de ciganos em Gioia Tauro, região da Calábria, Itália. O garoto Pio tem 14 anos e quer crescer rápido para ser como Cosimo, seu irmão mais velho. Pio fuma, bebe, joga, sabe dirigir, comete pequenos delitos para tentar ser aceito entre os adultos. Marginalizados, os ciganos não conseguem trabalho, não frequentam escola, sofrem preconceito dos italianos e da máfia local. Por sua vez, os ciganos não gostam dos imigrantes africanos. Apesar disso, Pio transita bem entre todos os grupos étnicos do bairro e seu melhor amigo é o africano Ayiva, que tenta ajudá-lo como pode. Quando Cosimo e o pai, Rocco, são presos pela polícia, Pio toma para si a função de sustentar a numerosa família – seus avós, sua mãe e os irmãos menores – e passa a cometer crimes cada vez mais graves para conseguir dinheiro.

 

Sobre o Diretor: Jonas Carpignano nasceu em 16 de janeiro de 1984, em Nova York. De pai italiano e mãe caribenha, Jonas cresceu entre Nova York e Roma, cercado por cineastas e músicos. Começou a carreira dirigindo e escrevendo curtas que foram exibidos em Cannes, Veneza, Sundance, entre outros festivais e recebeu diversos prêmios. Seu primeiro longa, Mediterranea (2015), estreou na Semana da Crítica em Cannes. Ciganos da Ciambra é seu segundo longa e estreou na Quinzena dos Realizadores, também em Cannes. Foi escolhido como candidato da Itália para o Oscar 2018 de Filme estrangeiro. Entre os co-produtores está o brasileiro Rodrigo Teixeira e Martin Scorsese como produtor executivo.


◄ VOLTAR   |   RANKING 2018 ►