Arábia


FILME: Arábia
(Arábia, Brasil, 2017, 1h 37 min)

Reunião do dia: 06.08.2018 (no CineSesc, São Paulo, Capital)

Comemoração dos 23 anos de existência do
Grupo Cinema Paradiso

Vinte e três anos ininterruptos de debates quinzenais de filmes e de amor ao cinema. Ainda é possível cultivar o ritual de se ir ao cinema, a sala escura, o silêncio, a profunda imersão, a experiência do Cinema. 
E, o mais gostoso: reunir amigas e amigos das mais diversas ocupações e idades, para refletir e conversar sobre o filme, trocar ideias, ouvir pontos de vista diferentes, aprender, exercitar a escuta e a alteridade.

Novamente neste ano, vamos comemorar no CineSesc, na noite de 6 de agosto, a partir das 19 h. O filme escolhido para esta festa é ARÁBIA, com roteiro e direção de Affonso Uchôa e João Dumans. 
Atenção para a programação do evento que é gratuito:
  • Distribuição dos ingressos: a partir das 19h, quem tem credencial plena do Sesc, pode retirar os ingressos a partir das 18h30min. A distribuição dos ingressos é sujeita a lotação do cinema (273 lugares). 
  • Exibição do filme Arábia: 20h . Após o filme, haverá debate com o cineasta Jefferson dos Santos, com mediação do cineasta, crítico e curador de cinema Francisco César Filho (Chiquinho).
Mais uma vez, será uma alegria o reencontro de amigas e amigos que frequentaram, frequentam e quem sabe passarão a frequentar os debates do Grupo Cinema Paradiso.

Eis algumas informações sobre nós.

O Grupo Cinema Paradiso foi criado em 01/07/1995 por um grupo de amigos que gostavam de conversar sobre cinema, música, política, literatura e artes em geral. A ideia foi a de sistematizar esses encontros e o cinema foi escolhido como a base para as conversas. Os amigos combinaram que se encontrariam quinzenalmente, sempre na mesma casa, e que seria escolhido um filme em cartaz nos cinemas de São Paulo. O filme seria o tema para a reunião seguinte. É importante lembrar que naquele grupo não havia ninguém que fosse ligado a cinema profissionalmente, nenhum crítico, cineasta ou estudioso do assunto. Eram pessoas que gostavam muito de cinema e desejavam compartilhar suas impressões entre amigos. Hoje, os novos participantes são sempre recomendados por amigos. A cada início da reunião, o grupo escolhe o próximo filme a ser discutido. Um dos critérios é que o filme esteja em cartaz em salas acessíveis e em diversos horários para que seja viável que o grupo o assista. Também é preciso arriscar que o filme permanecerá em cartaz por duas semanas. O filme não é assistido conjuntamente. Cada pessoa vai no seu tempo e as reuniões, que acontecem aos domingos à tarde, contemplam as variadas percepções do filme, sem buscar consenso. Criado e coordenado por Cláudia Mogadouro, especialista em Cinema e Educação, o grupo tem um caráter intimista e informal. As reuniões quinzenais agregam de 15 a 30 pessoas, o que garante uma dinâmica horizontal e um espaço para todos falarem. Mais informações no site www.grupocinemaparadiso.com.br

Informações sobre o filme

Elenco: Aristides de Sousa, Murilo Caliari, Glaucia Vandeveld, Renata Cabral, Renato Novaes, Wederson Neguinho, Adriano Araújo, Renan Rovida.

Sinopse: André é um jovem morador da Vila Operária, bairro vizinho a uma velha fábrica de alumínio, em Ouro Preto, Minas Gerais. Um dia, ele encontra o caderno de um dos operários da fábrica. 

Diretores: Affonso é diretor e roteirista. Vive em contagem e dirigiu A vizinhança do tigre (2014), filme exibido e premiado em festivais como Tiradentes (melhor filme), Olhar de Cinema e CachoeiraDoc. João é diretor, roteirista e vive em Belo Horizonte. É roteirista de A cidade onde envelheço, de Marília Rocha, filme exibido em festivais como Roterdam e Brasília. Foi assistente de direção e produtor executivo do filme Os residentes, exibido em festivais como Brasília, Viena e IndieLisboa.