O CINECLUBE BBC INICIA SUAS ATIVIDADES

21.01.2019
Por Cláudia Mogadouro

Imagem do filme "Quando as luzes das marquises se apagam – a história da Cinelândia Paulistana”

Está começando agora em janeiro de 2019 um novo Cineclube em São Paulo, no bairro da Vila Mariana. É o CINE BBC, cujas atividades vão acontecer a partir do próximo dia 23/01 no BBC – Ciclo Café, um simpático bar-restaurante muito bem localizado na Rua Vergueiro, 2.757, entre as estações Vila Mariana e Ana Rosa, do metrô.

A proposta do BBC – Ciclo Café é múltipla: oferece atendimento a ciclistas, contribuindo para o ciclo-ativismo na capital e para a mobilidade em São Paulo. Os ciclistas, além de local para estacionar suas bicicletas, podem tomar uma ducha e utilizar armários. A alimentação é variada, gostosa, saudável e com preços honestos. E as atividades culturais neste espaço têm crescido a cada dia, com saraus musicais, shows, exposições fotográficas e atividades de cinema. O espaço também funciona como co-working.

Inspirados no Grupo Cinema Paradiso, que mantém discussões de filmes há mais de 23 anos, algumas pessoas se reuniram no mês de dezembro de 2018, para organizar as primeiras atividades do CINE BBC. Um dos temas centrais do Cineclube será Sustentabilidade e Meio Ambiente. O tema – urgente nos tempos que correm e perfeitamente coerente com a proposta do espaço – será discutido uma vez por mês, a partir de uma obra fílmica, em dois momentos distintos: exibição e debate, sempre às quartas-feiras, às 18 h. Com a exibição independente da discussão, as pessoas podem escolher participar dos dois eventos ou escolher ver o filme em outro suporte e ir apenas ao debate.


A estreia se dará com a exibição do filme O HOMEM URSO, de Werner Herzog, no dia 23/01, às 18 h, com discussão já marcada para a quarta-feira seguinte, dia 30/01, às 18 h. No debate, teremos a presença da socióloga Rita Leão, que fez pesquisa de doutorado sobre a obra de Werner Herzog.

E tem mais! O Cine BBC terá exibição especial no aniversário de São Paulo, com filmes que contam sobre a cidade, nos dias 25 e 26 de janeiro:

No dia 25/01, às 16 h, será exibido o documentário QUANDO AS LUZES DAS MARQUISES DE APAGAM – A HISTÓRIA DA CINELÂNDIA PAULISTANA, de Renato Brandão. O documentário, que estreou no Festival É Tudo Verdade 2018, é resultado da pesquisa que nos leva de volta aos cinemas do centro de São Paulo e toda a efervescência cultural da época. Haverá debate após a exibição, com Cláudia Mogadouro.

No dia 26/01, às 17 h, dois filmes: o documentário média metragem PIZZA, de Ugo Giorgetti (56 min), que faz um mapa sociológico da cidade a partir do tema da pizza. E, às 18 h, o curta metragem DÁ LICENÇA DE EU CONTAR, ficção de Pedro Serrano (17 min), inspirado nos sambas de Adoniran Barbosa, com Paulo Miklos, Gero Camilo, Gustavo Machado e Aisha Jambo.



O Cine BBC também tem apoio do Coletivo Janela Aberta – Cinema e Educação.No dia 26/01, em seguida às atividades do cineclube BBC, haverá um sarau com músicas que contam histórias de São Paulo.

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelas atividades! Gostaria de receber as programações.

Grupo Cinema Paradiso disse...

você já escreveu para nosso e-mail? podemos incluir você em nosso mailling. Escreva para grupocinemaparadisosp@gmail.com. Abraços