O Coletivo Janela Aberta - Cinema & Educação, em parceria com a SPCine, realizará um Encontro Formativo dirigido a professorxs da rede pública e privada, no dia 6/4 (sábado), às 13h30, no Cine Olido (av. São João, 473). 

Será exibido o filme SOBRE RODAS, dirigido por Mauro D'Addio (72 min), que dialoga de forma poética com crianças e pré-adolescentes de 11 a 15 anos. Após a exibição, haverá um debate, com abordagem educativa, oferecendo material norteador para o trabalho docente para uma boa experiência do filme com estudantes.


O Encontro Formativo é gratuito, mas tem vagas limitadas, de forma que é necessário se inscrever no seguinte link: https://docs.google.com/…/1FAIpQLSc4V7fYxQ-xO21lyu…/viewform

O filme SOBRE RODAS entrará e cartaz no circuito SPCine a partir de 11/04, nos seguintes horários:

  • 11.04 (quinta) às 15h00
  • 14.04 (domingo) às 14h00
  • 17.04 (quarta) às 15h00
  • 18.04 (quinta) às 17h00
  • 21.04 (domingo) às 16h00
  • 24.04 (quarta) às 17h00

A Lei 13.006/2014 tornou obrigatória a exibição de filmes nacionais, com pelo menos 2 horas mensais integradas ao currículo de toda a educação básica. Sabe-se que são poucos os filmes brasileiros dirigidos à faixa etária que corresponde ao Ensino Fundamental 2. O filme SOBRE RODAS traz uma reflexão sobre afetividade, inclusão, abandono, resiliência, entre outros temas. A obra também pode ser interessante para estudantes de Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. O fato do filme entrar em cartaz no circuito SPcine traz a possibilidade de se levar estudantes às salas de cinema, espalhadas nas regiões periféricas da cidade. 
Não há transporte disponível, cabe às escolas providenciarem o transporte, quando for o caso. 

As salas do circuito SPCine (20 salas espalhadas pela cidade, sendo 15 CEUs e 5 salas em centros culturais) podem ser conferidas no link: http://www.circuitospcine.com.br/cinemas.html

Sinopse do filme SOBRE RODAS, de Mauro D’Addio
Lucas (Cauã Martins) é um menino que chega a uma nova escola depois de sofrer um acidente que o colocou em uma cadeira de rodas. Lá, ele se torna amigo de Laís (Lara Boldorini), uma colega de classe que sonha em conhecer o pai que a abandonou. Juntos, os dois iniciam uma jornada inesperada e decidem fugir de casa quando a jovem descobre o possível paradeiro do pai. 

Trailer do filme:
https://www.youtube.com/watch?v=A9UZPpL1yTA

0 comentários: