Vidas Duplas

FILME: Vidas Duplas
(Doubles Vies, França, 2018, 108 min)

Reunião dia:
05.05.2019
Nota atribuída pelo grupo:
7,21

Direção e Roteiro: Olivier Assayas

Elenco: Guillaume Canet, Juliette Binoche, Vincent Macaigne, Nora Hamzawi, Christa Théret, entre outros.


Sinopse: Ambientado no universo editorial da Paris contemporânea, o novo filme do diretor francês Olivier Assayas faz um recorte afiado da vida conjugal, profissional, intelectual e pessoal de dois casais. Uma pequena crônica sobre a complicada relação de homens e mulheres de classe média branca no mundo pós-moderno onde pensamentos, palavras e ações se contradizem, nada é o que parece, a ética titubeia e tudo se liquefaz diante das transformações avassaladoras provocadas pela tecnologia. Um filme “papo cabeça” bem ao estilo francês, mas com diálogos saborosos e nunca enfadonhos.

Sobre a Diretor: Olivier Assayas nasceu em Paris, França, em 1955. Começou sua carreira com curtas metragens, nos anos 1970, passando depois para longas de ficção e documentários, além de séries para TV. Já assinou a direção de 16 longas metragens, entre eles: Clean (2004), Horas de Verão (2008), Depois de Maio (2012), Acima das Nuvens (2014), Personal Shopper (2016), além deste que o grupo vai discutir agora Vidas Duplas (2018). Este é o terceiro filme de Assayas com a participação da atriz Juliette Binoche.


Olivier Assayas está filmando em Cuba uma adaptação do livro Os Últimos Soldados da Guerra Fria, do escritor e jornalista brasileiro Fernando Moraes. A história que interessou o cineasta é sobre a chamada Rede Vespa, criada nos anos 1990, para espionar os grupos anticastristas sediados nos EUA.


O Grupo Cinema Paradiso já discutiu três de seus filmes: Clean, Horas de Verão e Acima das Nuvens, sendo que o intenso debate gerado por este filme tem seu registro nos ecos da discussão neste site:
http://www.grupocinemaparadiso.com.br/2015/06/acima-das-nuvens-de-olivier-assayas.html


◄ VOLTAR   |   RANKING 2019 ►