A TRILOGIA DE WONG KAR-WAI NO CINECLUBE BBC

05.07.2019 
Por Cláudia Mogadouro

Imagem do filme Amor à Flor da Pele, de Wong Kar-Wai, que será exibido na quarta, dia 10/7, às 18h

A próxima sessão do CINE BBC será na quarta-feira, 10 de Julho, às 18 h, com exibição do filme AMOR À FLOR DA PELE, de Wong Kar-Wai (Fa yeung nin wa, Hong Kong e França, 2000, 98 min). A entrada é Franca.

Estão de vento em popa as atividades do CINE BBC, cineclube iniciado em janeiro deste ano, que acontece no BBC – Ciclo Café, um simpático bar-restaurante muito bem localizado na Rua Vergueiro, 2.757, entre as estações Vila Mariana e Ana Rosa, do metrô. 

Inspirados no Grupo Cinema Paradiso, que mantém discussões de filmes há 24 anos, amigos se reuniram e resolveram criar um espaço de reflexão e debate a partir de bons filmes. Coerente com o espaço cultural, que tem como proposta difundir alternativas de mobilidade e sustentabilidade, com apoio ao ciclo-ativismo, o grupo optou por colocar, como um dos temas centrais do Cineclube, a Sustentabilidade e Meio Ambiente. O tema – urgente nos tempos que correm – vendo sendo discutido uma vez por mês, a partir de obras como O HOMEM URSO, de Werner Herzog, IRACEMA – UMA TRANSA AMAZÔNICA, de Jorge Bodanzky, UKAMAU, de Jorge Sanjinés, O ABRAÇO DA SERPENTE, de Ciro Guerra, entre outros.

Com o tempo, novas ideias surgiram: o grupo de amigos sentiu necessidade de também ampliar seu repertório discutindo a filmografia de alguns grandes diretores. Paralelamente aos filmes voltados para as questões ambientais, foi realizada a MOSTRA WERNER HERZOG, com curadoria de Rita Leão e agora está acontecendo a MOSTRA WONG KAR-WAI, com curadoria de Vítor Hiroshi. 

O Cineclube também apresentou algumas vezes documentários musicais, relacionados aos saraus que acontecem naquele espaço, organizados pelo SARAU BRASILEIRO. Em junho, foi comemorado o aniversário de 75 anos de Chico Buarque com exibição de um documentário, seguido de debate e, depois, sarau musical. Possivelmente, a vertente de documentários musicais também vingará... 

As exibições, seguidas de debate, ocorrem sempre às quartas-feiras, às 18 h. O Cine BBC tem apoio do Coletivo Janela Aberta – Cinema & Educação.

No quesito alimentação o BBC – Ciclo Café oferece sucos, lanches e refeições gostosas, saudáveis e com preços honestos. Também tem cervejas de marcas variadas e sempre bem geladas. O espaço também funciona como co-working.

0 comentários: