Deslembro

FILME: Deslembro
(Deslembro, Brasil, França e Qatar, 2018, 96 min)

Reunião dia:
14.07.2019
Nota atribuída pelo grupo:
8,64

Direção e Roteiro: Flávia Castro

Elenco: Jeanne Boudier (Joana), Sara Antunes (Ana, mãe), Eliane Giardini (Lúcia, avó), Hugo Abranches (Leon), Arthur Vieira Raynaud (Paco), Julian Marras (Luís), Antonio Carrara (Ernesto), Márcio Vito (Roberto), Jesuíta Barbosa (Eduardo/Tiago);

Sinopse:

Deslembro incertamente
Meu passado
Não sei quem o viveu
Se eu mesmo fui
Está confusamente deslembrado
E logo em mim enclausurado flui (...).
Fernando Pessoa
 

Joana é uma adolescente que saiu do Brasil quando ainda era pequena, porque seus pais eram militantes políticos e foram perseguidos pela ditadura militar.
Agora com a anistia (1979), sua família retorna ao seu país, que ela não sente como seu. Tampouco, Joana compreende os acontecimentos que transformaram seu pai em um desaparecido político.
O que se sabe? O que se lembra? O que foi velado?
Como construir novas relações familiares e amorosas, novas amizades, se ela nem compreende direito sua própria história?
Através do olhar poético e da trilha sonora de Joana, acompanhamos essa tentativa de adequação ao seu novo/velho país, incluindo a dor de abrir algumas feridas, que, ela vai perceber, nem mesmo estavam cicatrizadas.

 

Em 2018, Deslembro recebeu os prêmios de Melhor Filme pelo júri popular e pela crítica no Festival do Rio e de Melhor Atriz Coadjuvante para Eliane Giardini. No mesmo ano, recebeu o prêmio do Sindicato Francês dos Críticos de Cinema no Festival de Biarritz América Latina, na França.

 

Sobre a diretora: Flávia Castro nasceu em 15 de agosto de 1965, em Porto Alegre/RS. Aos cinco anos de idade, teve que deixar o país com seus pais, exilados pelo regime militar. Morou no Chile, na Argentina, na Bélgica e na França, voltando para o Brasil em 1979, com a Anistia. Ainda na França, trabalhou como roteirista e assistente de direção. Estreou na direção com o curta-metragem Cada um com Seu Cada Qual (2006). Sua primeira experiência como diretora de longa metragem foi com Diário de uma Busca, que recebeu o prêmio de melhor documentário no Festival do Rio de 2010. Dirigiu também um dos episódios de A Aula Vazia, projeto coordenado por Gael García Bernal. Deslembro é seu primeiro longa de ficção. Como roteirista, participou dos filmes Nise: O Coração da Loucura (2015) e Imagens do Estado Novo – 1937-1945 (2016).


◄ VOLTAR   |   RANKING 2019 ►