Como Nossos Pais

FILME: Como Nossos Pais
(Como Nossos Pais, Brasil, 2017, 106 min)

Reunião dia:
17.09.2017
Nota atribuída pelo grupo:
8,43

Dirigido por: Laís Bodanzky

Roteiro: Laís Bodanzky, Luiz Bolognesi

Elenco: Maria Ribeiro, Clarice Abujamra, Paulo Vilhena, Felipe Rocha, Jorge Mautner, Herson Capri, Sophia Valverde, Annalara Prates, entre outros.

Sinopse: Rosa é uma mulher de 38 anos que se encontra em um momento crítico da sua vida, questionando seu casamento, sua vida profissional, seu cotidiano como mãe e “super mulher”. Uma revelação bombástica vinda de sua mãe a tira do chão e a fragiliza, potencializando sua crise. O filme foi o principal vencedor do Festival de Gramado 2017, levando os kikitos de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Montagem (Rodrigo Menecucci), Melhor Atriz (Maria Ribeiro), Melhor Ator (Paulo Vilhena) e Melhor Atriz Coadjuvante (Clarice Abujamra). O roteiro é de Luiz Bolognesi e Laís Bodanzky.

 

Sobre a Diretora: Laís Bodanzky nasceu em São Paulo, em 23/09/1969. Estreou como cineasta com o curta metragem Cartão Vermelho (1994). Desejosa de ver os curtas metragens brasileiros mais divulgados, iniciou um projeto com Luiz Bolognesi chamado Cine Mambembe, promovendo projeções de curtas em praças públicas e escolas da periferia. Depois, resolveu seguir Brasil afora com esse projeto, o que resultou no premiado documentário Cine Mambembe – o Cinema descobre o Brasil (1999). Este documentário foi exibido em 2013, por ocasião do 18º aniversário do Grupo Cinema Paradiso, no CineSesc, com a presença de Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi. O Cine Mambembe transformou-se em um importante projeto: o Tela Brasil, de exibição de filmes em cidades que não tinham cinema, oficinas de produção audiovisual e projetos educativos. Seu primeiro longa de ficção colecionou inúmeros prêmios: Bicho de Sete Cabeças (2000). Este filme foi discutido pelo Grupo Cinema Paradiso em uma de suas reuniões mais disputadas. Seus outros longas metragens também foram discutidos pelo grupo e tiveram sucesso de crítica e público: Chega de Saudade (2007) e As Melhores Coisas do Mundo (2010). Realizou três documentários para TV: A Guerra dos Paulistas (2002), Mulheres Olímpicas (2013) e Educação.doc (2014). Outras realizações: 2 episódios da série televisiva Psi (2015, , O e O Que Aconteceu com você?) e um episódio do filme Mundo Invisível (2012, O Ser Transparente).


◄ VOLTAR   |   RANKING 2017 ►