Cineclube BBC – Outubro de 2019

E o mês de outubro/2019 está animado no CINE BBC. O cineclube iniciado em janeiro de 2019, inspirado no Grupo Cinema Paradiso, acontece no BBC – Ciclo Café, um simpático bar-restaurante muito bem localizado na Rua Vergueiro, 2.757, entre as estações Vila Mariana e Ana Rosa, do metrô. 

Atualmente, o Cineclube tem exibido filmes com três vertentes diferentes: Sustentabilidade e Meio Ambiente, Grandes Diretores e Cinema e Música, que dialoga com os saraus que acontecem no mesmo espaço. 

No eixo Cinema e Música, no próximo dia 16/10, quarta-feira, será realizada uma homenagem ao compositor Cartola. À tarde, das 15h às 17h30, acontece um sarau na parte térrea do BBC. E às 18 h, no mezanino, tem exibição do documentário Cartola – Música para os Olhos. O sarau tem couvert artístico de R$ 15,00. O cineclube é gratuito. 

Dia 16/10 (quarta-feira) – Cinema e Música
Sarau às 15 h
Filme às 18 h

Filme: CARTOLA – MÚSICA PARA OS OLHOS (Brasil, 2007, 88 min)
Direção: Lírio Ferreira e Hilton Lacerda
Sinopse do documentário: Através da linguagem documental - contando com imagens de arquivos e depoimentos de amigos e colaboradores -, os diretores Hilton Lacerda e Lírio Ferreira abordam a história de vida e a obra de Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, um grande ícone nacional do samba e importante compositor da música brasileira.


A opção do Cine BBC em abordar filmes com a temática Sustentabilidade e Meio Ambiente surgiu logo no início das atividades do cineclube.Tema urgente nos tempos que correm, é também coerente com o espaço cultural, que tem como proposta difundir alternativas de mobilidade e sustentabilidade, com apoio ao ciclo-ativismo. Neste mês de outubro, haverá a exibição de dois filmes com esta temática. Um deles é a reprise do filme do mês passado, pois foi um privilégio termos a cineasta Véronique Ballot, que é radicada na França e está no Brasil atualmente. Desta vez a reprise será no sábado, dia 19/10.

Dia 19/10 – (sábado), às 19 h - Meio Ambiente e SustentabilidadeFilme: O SEGUNDO ENCONTRO (La Deuxième Rencontre)
Documentário (França-Brasil, 2019, 70 min)
Direção: Véronique Ballot – a cineasta, radicada na França, estará presente na sessão e debate.
Sinopse: Há 66 anos efetuou-se o primeiro encontro entre o homem branco e os Índios Metuktire da nação Kayapo, que vivia na época na beira do rio Xingu, no norte do estado do Mato Grosso/Brasil.
O que ocorreu durante esses anos?
O que tem a dizer os sobreviventes e descendentes desse primeiro encontro, fotografados por Henri Ballot, fotógrafo da revista “O Cruzeiro”, participante da expedição Xingu, dirigida pelos Irmãos Villas Boas?
Essa história confronta o passado com o presente, revivendo a memória dos
Kayapos através das fotos de Henri Ballot e nos traz elementos de reflexão sobre a questão da sobrevivência e da dignidade das nações indígenas.


E o segundo filme com temática Sustentabilidade e Meio Ambiente é:
Dia 30/10 – (quarta-feira), às 18 h - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Filme: EX-PAGÉ – Documentário (Brasil, 2018, 101 min, Livre)
Direção: Luiz Bolognesi
Sinopse: Um poderoso pajé passa a questionar sua fé depois do primeiro contato com brancos que julgam sua religião como demoníaca. No entanto, a missão evangelizadora comandada por pastor intolerante é posta em cheque quando a morte passa a rondar a aldeia e a sensibilidade do índio em relação aos espíritos da floresta mostra-se indispensável.


E a outra vertente surgiu por necessidade do grupo de conhecer mais a obra de Grandes Diretores. Desde o início do ano, o grupo já discutiu três filmes de Werner Herzog, três de Wong Kar-Wai e atualmente está assistindo e debatendo filmes da cineasta argentina Lucrécia Martel. No início de setembro, foi exibido O Pântano (2001), no início de outubro foi exibido A Menina Santa (2004) e no próximo mês, em 06/11, será exibido A Mulher Sem Cabeça (2008). Finalizando o ano, em dezembro serão exibidos vário curtas de Martel.

O Cine BBC tem apoio do Coletivo Janela Aberta – Cinema & Educação.

No quesito alimentação o BBC – Ciclo Café oferece sucos, lanches e refeições gostosas, saudáveis e com preços honestos. Também tem cervejas de marcas variadas e sempre bem geladas. O espaço também funciona como co-working.

BBC – Ciclo Café – Rua Vergueiro, 2.757.

0 comentários: