O Grande Hotel Budapeste

FILME: O Grande Hotel Budapeste
(The Grand Budapest Hotel, EUA /Alemanha, 2013, 100 min)

Reunião dia:
26.04.2020 (reunião virtual)
Nota atribuída pelo grupo:
9,39

Direção e Roteiro: Wes Anderson

Elenco: Ralph Fiennes, Tony Revolori, F. Murray Abraham, Mathieu Amalric, Adrien Brody, Willem Dafoe, Jeff Goldblum, Harvey Keitel, Jude Law, Bill Murray, Edward Norton, Saoirse Ronan, Jason Schwartzman, Léa Seydoux, Tilda Swinton, Tom Wilkinson, Owen Wilson, Larry Pine, Giselda Volodi, Florian Lukas, Karl Markovics, Neal Huff, Bob Balaban, Fisher Stevens, Wally Wolodarsky, Waris Ahluwalia, Gabriel Rush, Volker Michalowski, entre outros.

Sinopse e Comentários por Cazão:
O filme se passa na República da Zubrowka (no centro da Europa), em um hotel de luxo no alto de uma montanha, cujo acesso se dá por uma espécie de bondinho, que sobe sem inclinar. Ambientado nos anos 1930, conta algumas histórias de um concierge e seu gerente, entre elas, a de sua bela namorada que tem um sinal de nascença no rosto que é idêntica ao mapa do México. A diversas e interessantes histórias se entrelaçam. Preparem-se para uma experiência com uma comédia inteligentíssima!
Ficção? / Não-ficção? A tênue linha...
Anderson nos seduz de tal forma, que por mais que percebamos “ahhh, isso não é possível...”, E SE? (em maiúsculas).
Quantos eventos na história da humanidade foram inusitados? Fidel Castro, preso em 1954 disse: “liderarei a revolução em Cuba”. Na perspectiva da saúde mental, poderia ser visto como um megalomaníaco em delírio. Mas... E SE?
Pensei em uma situação que ocorre comigo, eu adoro mágica! Parece que traz à tona o meu menino interior que gosta e QUER acreditar na fantasia e, ao final da mágica, se encanta. Desde o início do idílico Budapeste, somos seduzidos pelo encantamento (parece canto da sereia) da arte, criatividade e inteligência do filme. Eu simplesmente quero acreditar que o “reino” de Zubrowka existia, até porque é entremeado com situações concretas do dia-a-dia.
Entre os muitos prêmios que O Grande Hotel Budapeste recebeu, estão: melhor roteiro original (Bafta), melhor direção de arte (Bafta e Oscar), melhor trilha sonora (Bafta e Oscar), melhor figurino (Bafta e Oscar), melhor maquiagem (Bafta e Oscar), além do Urso de Prata no Festival de Berlim e melhor comédia no Globo de Ouro. Não é pouca coisa.

 

Sobre a Diretor: Wes Anderson nasceu em Houston, Texas, no Primeiro de Maio de 1969. Diretor, roteirista e produtor, os filmes de Anderson têm um estilo característico, procurando sempre a simetria do quadro. Costuma trabalhar com atores e atrizes como Owen Wilson, Luke Wilson, Jason Schwartzman, Bill Murray, Tilda Swinton, Edward Norton, Anjelica Huston, entre outros. Entre os seus longas estão Os Excêntricos Tenenbaums (2001), A Vida Marinha com Steve Zissou (2004) com participação do brasileiro Seu Jorge, Viagem a Darjeeling (2007), a animação em stop-motion O Fantástico Sr. Raposo (2009), Moonrise Kingdom (2012) e O Grande Hotel Budapeste (2014) e a animação Ilha dos Cachorros (2018).
Entre os filmes de Wes Anderson, o Grupo Cinema Paradiso já discutiu Moonrise Kindom, em 2012, e Ilha dos Cachorros, em 2018.


◄ VOLTAR   |   RANKING 2020 ►