Asas do Desejo

FILME: Asas do Desejo
(Der Himmel über Berlin, Alemanha Ocidental e França, 1987, 128 min)

Reunião dia: 10.05.2020 (virtual)
Nota atribuída pelo grupo:
9,79

Direção: Wim Wenders

Roteiro: Peter Handke, Richard Reitinger e Wim Wenders

Elenco: Bruno Ganz, Otto Sander, Solveig Dommartin, Curt Bois e Peter Falk.

Sinopse: Dois anjos, Damiel e Cassiel, passam pelas ruas de Berlim, observando a população animada, fornecendo raios invisíveis de esperança para os aflitos, mas nunca interagindo com eles. Quando Damiel se apaixona pela solitária trapezista Marion, o anjo deseja experimentar a vida no mundo físico, e encontra - com algumas palavras de sabedoria do ator Peter Falk (interpretando a si mesmo) - que pode ser possível para ele assumir a forma humana.
Abaixo um trecho da crítica do médico e cinéfilo Marcelo Sobrinho, que está no site Plano Crítico:

“Se o homem fosse um animal ou um anjo, não sentiria angústia. Mas, sendo uma síntese, angustia-se. E tanto mais sente a angústia, quanto mais humano for.”
Soren Kierkegaard, O Conceito de Angústia.

 

Uma humanidade melancólica, despedaçada e em transformação. Anjos que colocam suas cabeças em seus ombros para ouvir seus lamentos e tentar lhes oferecer conforto e esperança para suportar os inúmeros acintes do mundo. Essa é a premissa de Asas do Desejo, tradução de gosto duvidoso para Der Himmel über Berlin (que significa literalmente Um Céu Sobre Berlim). Damiel (Bruno Ganz) e Cassiel (Otto Sander) são dois desses anjos que vagam sobre a estonteante e lúgubre Berlim do final dos anos 80, às vésperas da queda do Muro. Grandes espaços urbanos, filmados em plano zenital e com constante movimento de câmera, revelam o cenário onde os alemães tentam suportar a vida, em um momento histórico tão difícil e bem registrado pelas lentes de Wim Wenders em seu trabalho mais icônico.

O texto completo pode ser lindo no link:
https://www.planocritico.com/critica-asas-do-desejo/

 

Sobre o Diretor: Ernst Wilhelm Wenders nasceu em 14 de agosto de 1945, em Düsseldorf, Alemanha. O uso do nome diminutivo "Wim" reflete a proveniência holandesa de sua mãe. Essa versão do nome não foi aceita, por ocasião do seu registro, por não ser considerada alemã. Chegou a estudar Medicina por dois anos e o mesmo tempo de Filosofia, mas desistiu dos estudos universitários e mudou-se para Paris em 1966 para se tornar pintor. Em Paris, tornou-se cinéfilo e decidiu se dedicar ao cinema. Voltou para a Alemanha e ingressou na Universidade de Televisão e Filme de Munique. Realizou diversos curta metragens e um primeiro longa em 16mm, preto e branco, como trabalho da faculdade, que no Brasil recebeu o nome de Verão na Cidade (1971)
Wim Wenders, Rainer Werner Fassbinder e Werner Herzog são considerados os três grandes nomes do Cinema Novo Alemão.
No site imdb, constam 68 títulos de Wenders como diretor de filmes de ficção e documentários Dentre esses, alguns são curtas metragens, outros são episódios de longas metragens, outros filmes para TV.

A seguir, alguns dos seus filmes para o Cinema:

 

O Medo do Goleiro Diante do Pênalti (1972), Alice nas Cidades (1974), Movimento em Falso (1975), O Amigo Americano (1977), O Estado das Coisas (1982), Paris, Texas (1984), Asas do Desejo (1987), Até o Fim do Mundo (1991), Tão Longe, Tão Perto (1993), O Céu de Lisboa (1994) , Além das Nuvens (1995, em co-direção com Michelangelo Antonioni), Buena Vista Social Club (1999), O Hotel de um Milhão de Dólares (2000), Estrela Solitária (2005), Cada um com seu Cinema (2007, episódio “War in Peace”), Pina (2011), Mundo Invisível (2012, episódio “Ver ou Não Ver”), O Sal da Terra (2014, documentário sobre Sebastião Salgado, co-direção com Juliano Salgado), Tudo Vai Ficar Bem (2015), Os Belos Dias de Aranjuez (2016), Submersão (2017) e Papa Francisco: Um Homem de Palavra (2018, documentário)

O Grupo Cinema Paradiso, que discute filmes desde 1995, já escolheu diversos filmes de Wim Wenders como pauta de seus debates. Entre eles: Asas do Desejo (por ocasião de uma boa temporada de exibição deste filme no CineSesc), Além das Nuves, Buena Vista Social Club, Estrela Solitária, Cada um com seu Cinema, Mundo Invisível e O Sal da Terra.


◄ VOLTAR   |   RANKING 2019 ►