Trago Comigo

FILME: Trago Comigo
(Trago Comigo, Brasil, 2016, 1h 24min)

Reunião dia:
26.06.2016
Nota atribuída pelo grupo:
7,96

Direção: Tata Amaral

Roteiro: Willem Dias, Thiago Dottori

Elenco: Carlos Alberto Riccelli, Felipe Rocha, Georgina Castro, Emilio Di Biasi, Selma Egrei, entre outros.





Sinopse: Trago Comigo, o novo longa-metragem da cineasta Tata Amaral, tem como protagonista o diretor de teatro Telmo, que foi preso pela ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985) e posteriormente exilado. Quando é convidado para dar uma entrevista, se dá conta de que não tem memória alguma dos meses que passou clandestino e de como aconteceu sua prisão. Através da peça de teatro que passa a montar junto com seu jovem elenco, ele vai estabelecer um diálogo com as novas gerações, mergulhar na sua própria história e na história de seu país. Vai revelar para si e para todos aquilo que, de tão doloroso, preferiu esquecer.

Sobre a Diretora: a paulistana Tata Amaral, 55 anos, é uma das mais premiadas realizadoras da cinematografia brasileira recente. Com os longas-metragens que dirigiu conquistou mais de 50 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Seu filme de estreia, Um Céu de Estrelas (1996), foi considerado pela crítica um marco do cinema brasileiro e recebeu dezenas de prêmios em importantes festivais internacionais. Já Antônia inspirou a série televisiva homônima, exibida na Rede Globo em 2006 com recorde de audiência para o horário e indicada ao EMMY/2007, o Oscar da televisão. Hoje foi o grande vencedor do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 2011.
Tata Amaral é também produtora do filme De Menor, de Caru Alves de Souza, que recebeu prêmio de melhor filme no Festival do Rio de 2013.

Sobre Sérgio Rizzo: jornalista, mestre em Artes/Cinema e doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Como crítico de cinema escreve para diversos jornais como O Globo e Folha de São Paulo além de desenvolver projetos na área do audiovisual. Como professor de graduação e pós graduação atua em diversas instituições de ensino como FAAP, Casa do Saber, FIA, Espaço Itaú de Cinema entre outras organizações. Além de palestrante ativo em instituições de ensino internacional, é autor de livros, tais como Cinema e Educação - 200 Filmes sobre a Escola e a Vida" (Editora Segmento), "Família e Educação - Quatro Olhares" (Editora Papirus) e "Vitória - Ayrton Senna" (Editora Melhoramentos) e coautor em diversas coletâneas, a exemplo de "Cinema e Psicanálise" (Editora nVersos) e "Coleção Folha Clássicos do Cinema" (Editora Moderna/Folha de S. Paulo) dentre outras.