Edukators: Os Educadores

FILME: Edukators: Os Educadores
(Die Fetten Jahre Sind Vorbei, Alemanha/Áustria, 2004, 127 min)

Reunião dia: 27.09.2020 (reunião virtual)
Nota atribuída pelo grupo:
8,45

Direção: Hans Weingartner

 

Roteiro: Katharina Held e Hans Weingartner

Elenco: Daniel Brühl (Jan), Julia Jentsch (Jule), Stipe Erceg (Peter), Burghart Klaußner (Hardenberg)

 

Sinopse: Na Alemanha, tempos atuais, um grupo autodenominado Edukators (Educadores) faz mais uma vítima: uma família rica retorna de uma viagem de férias e encontra a casa invadida e vandalizada, mas nada foi roubado. Deixaram palavras de ordem contra as injustiças do capitalismo.

 

Jule é uma jovem idealista, ativista. Trabalha em um restaurante onde é humilhada. Endividada, acaba de receber uma ordem de despejo de seu apartamento. Sem ter onde morar, Jule se instala no apartamento de seu namorado, Peter, que, por sua vez, divide o apartamento com Jan. Três jovens que querem mudar o mundo e partem para ação. Até que algo dá errado.

 

Sobre o Diretor: Hans Weingartner nasceu em 22 de outubro de 1970, na cidade de Feldkirch, na Áustria, na fronteira entre Áustria, Suíça e Liechtenstein, região muito próxima da Alemanha também. Ele é o quinto de oito irmãos. Seu pai é engenheiro. Gostava de cinema e já possuía uma câmera de vídeo na adolescência. Depois de se formar no colégio em 1988, Hans trabalhou como guia de canoa no Canadá e como instrutor de esqui em Montafon. Em 1991 ingressou na Universidade de Viena onde estudou Física por um semestre e em seguida mudou para Neurociência. Paralelamente, frequentou a Academia Austríaca de Cinematografia e concluiu a formação como assistente de câmara em 1994. Em 1997 graduou-se neurocirurgião pela Clínica Steglitz, da Universidade Livre de Berlim. De 1997 a 2001, fez um curso de pós-graduação em Cinema e Televisão na Academia de Artes da Mídia em Colônia, na Alemanha, com uma bolsa do estado de North Rhine-Vestfália para os talentosos. Seus primeiros filmes foram os curtas J-Cam (1993), Der Dreifachstecker (1995) e Frank (1999). Trabalhou como assistente de Richard Linklater em Antes do Amanhecer (1995), que foi filmado em Viena. Em 2001, Hans dirigiu seu primeiro longa-metragem, O Som das Nuvens (Das weiße Rauschen), com Daniel Brühl. Edukators é seu segundo longa e teve estreia mundial no Festival de Cannes. Fez grande sucesso de crítica e de público e tornou Hans conhecido no mundo todo. Seus filmes seguintes, porém, não foram tão bem-sucedidos: Free Rainer (2007), o curta Gefährder, segmento do longa Deutschland 09 – 13 kurze Filme zur Lage der Nation (2009), Die Summe meiner einzelnen Teile (2011) e 303 (2018).

Hans Weingartner esteve no Brasil em 2013, integrando o júri da 37a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Curiosidade: no começo de 2013, no Rio de Janeiro, pela primeira vez no mundo, o filme Edukators foi adaptado para o teatro pelas mãos do dramaturgo Rafael Gomes e pelo diretor João Fonseca.


◄ VOLTAR   |   RANKING 2020 ►

0 comentários: