Lindinhas

FILME: Lindinhas
(Mignonnes, França, 2019, 95 min)

Reunião dia: 11.10.2020 (reunião virtual)
Nota atribuída pelo grupo:
7,78


Direção: Maïmouna Doucouré

 

Roteiro: Maïmouna Doucouré, com colaboração de Alice Winocour e Valentine Milville

Elenco: Fathia Youssouf (Amy), Maïmouna Gueye (a mãe Mariam), Medina El Aidi-Azouni (Angelica), Esther Gohourou (Coumba), Ilanah Cami-Goursolas (Jess), Myriam Hamma (Yasmine), Therese M’Bissine Diop (a Tia), Demba Diaw (Ismael) e Mamadou Samaké (Samba).

 

Sinopse: Amy é uma menina de 11 anos, de origem senegalesa, que vive em Paris com sua mãe e irmãos. O filme trata da busca de sua identidade feminina e negra no mundo contemporâneo, dividida entre a cultura tradicional muçulmana e a cultura pop ocidental, potencializada pela mídia, que tanto influencia as meninas de sua idade.
O filme de estreia da diretora ganhou o prêmio de direção dramática no Festival de Sundance em 2020. No Brasil, o filme ganhou o título Lindinhas e, nos EUA, Cuties. O filme tem gerado controvérsias, principalmente no Brasil e nos EUA, sendo acusado de fazer apologia à pedofilia.

 

Sobre a Diretora: Maïmouna Doucouré , nasceu na França em 1º de Janeiro de 1985. É atriz, diretora e roteirista. Trabalhou como atriz no curta-metragem Coeur de femmes, de Maxwell A. Cadevall (2009) e na série de TV Le jour où tout a basculé, de Fabrice Allouche (2011). Como diretora e roteirista, realizou o curta Maman (s), em 2015. Mignonnes é seu primeiro longa-metragem e já estreou premiado em Sundance.

Para saber mais:
Entrevista de Maïmouna Doucouré
https://www.youtube.com/watch?v=UnpuqptL8eg

Sobre a polêmica envolvendo o filme:
https://www.cartacapital.com.br/educacao/cuties-damares-faz-leitura-sensacionalista-de-filme-que-quer-censurar-dizem-especialistas/


◄ VOLTAR   |   RANKING 2020 ►

0 comentários: