Primeiras informações da 44a Mostra
Internacional de Cinema de São Paulo

20.10.2020 
Por H.Hirao


Nota de complemento do artigo:

A Mostra acaba de divulgar os filmes que farão parte da sua tradicional Repescagem, que vai do dia 5/11 a 8/11. É uma ótima oportunidade para aqueles que não acompanharam a Mostra ou deixaram de assistir a algum filme que gostariam de ter assistido.

 Um lembrete importante é que ao comprar o ingresso na plataforma da Mostra (https://mostraplay.mostra.org/), você terá no mínimo três dias para assistir ao filme. Uma vez que você clicar Play, você terá apenas 24h para ver o filme. Os filmes estarão disponíveis até às 23h59 do dia 8/11.

Veja os títulos disponíveis da Repescagem no link https://44.mostra.org/jornal-da-mostra/repescagem

 Os títulos mais badalados ou “imperdíveis” da lista abaixo são: A DEUSA DOS VAGALUMES / A PASTORA E AS SETE CANÇÕES / BERLIN ALEXANDERPLATZ / COZINHAR F*DER MATAR / CRIANÇAS DO SOL / DIAS / FILHO DE BOI / LUA VERMELHA / MÃES DE VERDADE / MOSQUITO /  MATE-O E DEIXE ESTA CIDADE / NÃO HÁ MAL ALGUM /   O CHARLATÃO / PARI / SUOR / VALENTINA



Sim, vai ter Mostra!
Esse ano, a 44a edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontecerá entre 22 de outubro e 4 de novembro. Apesar de os cinemas estarem abrindo depois de tenebrosos 7 meses, a Mostra será mesmo on-line, porque ela é planejada com muita antecedência e, havia (ainda há) incertezas em relação à pandemia do novo coronavírus.
A abertura da Mostra será no dia 22, no Belas Artes Drive-in, com apresentação virtual de Renata de Almeida e Serginho Groisman. O público terá acesso à cerimônia pela plataforma Mostra Play. O filme de abertura será o polêmico Nova Ordem (Nuevo orden), do mexicano Michel Franco, vencedor do Grande Prêmio do júri em Veneza.
Ao todo serão 198 títulos, de 71 países, divididos nas seções Perspectiva Internacional, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil e Apresentação Especial. Os filmes serão acessados por uma plataforma exclusiva chamada Mostra Play e cada “ingresso” (na falta de palavra melhor) custará R$ 6,00. Por conta da forma diferente de acesso e pelo baixo preço, esse ano não haverá pacotes. Alguns filmes também serão exibidos no Belas Artes Drive-in, instalado no Memorial da América Latina, e no Cinesesc Drive-in, na unidade Parque Dom Pedro II. O ingresso para os drive-ins são diferentes, é bom verificar. E por falar em Cinesesc, as plataformas Sesc Digital e SPCine Play, disponibilizarão alguns títulos gratuitamente.
Como vai funcionar o Mostra Play? Haverá um link para acessar essa plataforma no site da Mostra. Será preciso criar uma conta pessoal. A venda de ingressos iniciará no dia 22, mas só poderão ser visualizados a partir de 20h, após a abertura oficial. O pagamento dos ingressos será por cartão de crédito Visa ou Mastercard. Essa limitação não é uma decisão da Mostra, mas da empresa que administra a plataforma. Os filmes comprados ficarão disponíveis na sua Biblioteca. Depois da compra, o espectador terá 3 dias para assistir ao filme e, depois que der o play, terá 24 horas para terminar de assisti-lo. Mas atenção, há excessões, como o filme de abertura, que ficará disponível por apenas 24 horas. A grande maioria dos títulos terão o limite de 2 mil visualizações. É muito mais que 3 sessões em salas de cinema, mas é bom garantir o ingresso de filmes mais badalados. Os filmes estarão acessíveis para todo cinéfilo em qualquer parte do Brasil, não só em São Paulo. A Mostra termina no dia 4 de novembro, então os filmes devem ser assistidos até o fim desse dia.
Todos os filmes falados em língua estrangeira terão legendas em português. Alguns, terão também a opção de legendas em inglês.
Já viram o cartaz? É uma fotografia feita pelo diretor chinês Jia Zhangke, retratando o acendedor de incensos executando sua nobre função para o Deus da Literatura, símbolo da cidade de Fenyang, que é muito visitada por artistas e escritores. Acho essa foto bastante curiosa, pois esse ritual deve ser milenar, o incenso deve ser especial, a estátua deve ser uma relíquia, as tatuagens no corpo do homem devem ser místicas, mas ele usa um isqueiro simples, em vez de, por exemplo, um fogo sagrado.
Confira também a vinheta no site da Mostra: https://44.mostra.org.


0 comentários: