CURSO PANORAMA DO CINEMA MEXICANO

Imagem do filme Maria Candelária, de Emilio Fernandez (1943)

Nos próximos dias terá início mais um belo curso com nosso amigo Vanderlei Mastropaulo, que o Grupo Cinema Paradiso faz questão de divulgar.

O curso Panorama do Cinema Mexicano aborda, em quatro encontros, alguns dos principais filmes e cineastas que compõem o vasto universo do cinema mexicano. Em um percurso cronológico, serão vistos, entre outros temas, a transição do cinema silencioso para a tecnologia sonora; a configuração do sistema de estúdios (que resultou na chamada "Idade de Ouro"); a crise do modelo industrial; os esforços de renovação temática e estética nas décadas de 1960 e 1970 (com diretores como Arturo Ripstein, Paul Leduc, Marcela Fernández Violante e Felipe Cazals); as coproduções com outros países a partir dos anos 1980; o momento atual, de intensa produção, mas com distribuição truncada.

O curso será realizado pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, inteiramente online (Plataforma Microsoft Teams). Os 4 encontros serão às sextas-feiras, das 14h às 16h, a partir de 12/02/2021.

As inscrições já estão abertas. Você pode saber mais pelo link:
https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/panorama-do-cinema-mexicano

Imagem do filme Canoa, de Felipe Cazals (1975)


Vanderlei Henrique Mastropaulo é pesquisador de cinema latino-americano, geógrafo pela FFLCH-USP e mestre em Comunicação e Cultura pelo PROLAM-USP (Programa de Integração da América Latina).
(foto de Erica Ivamoto).


0 comentários: