INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA DE CINEMA MARIALVA MONTEIRO

Biblioteca especializada em cinema no Rio de Janeiro homenageia a educadora

03.02.2021
Por Cláudia Mogadouro (*)

Enquanto muitas livrarias fecham, Cavi Borges vai inaugurar a Biblioteca de Cinema Marialva Monteiro, dia 4 de fevereiro de 2021, nas Casas Casadas, em Laranjeiras, sede da RioFilme. Em outubro de 2020, ele inaugurou o Centro Cultural Cavideo, única locadora sobrevivente na cidade, que se tornou produtora e distribuidora de filmes. No espaço anexo, vai funcionar a primeira biblioteca dedicada ao cinema do Rio, especializada em livros, catálogos e revistas.

O nome é uma homenagem à educadora Marialva Monteiro, fundadora do CINEDUC, a mais antiga entidade de Cinema e Educação do Brasil, que se dedica, há mais de 50 anos, a promover a reflexão sobre as linguagens audiovisuais com o público infanto-juvenil e educadores, de forma a contribuir no processo educativo transformador, através do desenvolvimento da consciência crítica e da expressão criativa.

A educadora Marialva Monteiro, fundadora do CINEDUC

Marialva Monteiro passou a integrar o Grupo Cinema Paradiso em 2020, na fase de encontros virtuais, já que ela mora no Rio de Janeiro e muito tem contribuído em nossos debates com todo o seu conhecimento da sétima arte.

Em menos de um mês, Cavi Borges, fundador da locadora Cavídeo, recebeu aproximadamente dois mil livros, doados por nomes do audiovisual, como Isabel e Cacá Diegues (ela, da editora Cobogó e filha de Cacá; ele um dos cineastas mais reconhecidos do País), Mário Abbade (crítico de cinema e cineasta), Denise Lopes (professora de cinema da PUC), Ilda Santiago (sócia do Estação Botafogo), entre amigos e frequentadores da Cavideo. Segundo matéria publicada no site Lulalacerda, Cavi contou que não gastou 1 real para abrir a biblioteca, mas tem recebido doações diariamente. Segundo ele, “para superar este momento, temos que nos unir e ajudar uns aos outros. Quanto menos apoio e patrocínios, mais amigos e parceiros precisamos juntar para formar uma rede cultural de solidariedade. O importante é não parar de criar e se expressar”.

Cavi Borges com os livros doados

No dia da inauguração, haverá o lançamento de quatro livros, dentre os quais, O Cinema Carioca na Lente da História, da RioFilme, sobre os cinemas antigos de rua da cidade.

A biblioteca foi idealizada para funcionar como um centro de pesquisa (junto com o acervo gratuito de filmes de arte da Cavideo) para estudantes, professores, pesquisadores e cinéfilos. A Biblioteca Marialva Monteiro vai emprestar aos interessados os livros, gratuitamente, por até uma semana; eles podem ler e fazer consultas no local.

A Inauguração acontecerá dia 4 de fevereiro de 14h às 18h nas casas casadas – sede da RIOFILME e onde fica localizado o novo Espaço Cultural Cavideo.

SERVIÇO

Local: Ruas das Laranjeiras 307 – Laranjeiras – Rio de Janeiro RJ

Horário: A biblioteca irá funcionar inicialmente de segunda à sexta das 10h às 17hs, os livros serão emprestados gratuitamente por até uma semana para as pessoas interessadas, que também podem ler e consultar os livros no Local ( Espaço Cultural Cavideo). Para doar livros e catálogos de cinema: deixar neste endereço das 10h às 17h de segunda a sexta.

(*) informações retiradas da matéria https://lulacerda.ig.com.br/cavi-borges-fundador-da-cavideo-vai-inaugurar-biblioteca-com-mais-de-2-mil-titulos-sem-gastar-um-real/

0 comentários: