Nomadland


FILME: Nomadland
(Nomadland, Estados Unidos, 2020, 108 min

 

Reunião dia: 14.04.21
Nota atribuída pelo grupo:
8,66


Direção e Roteiro: Chloé Zhao

 

Elenco: Frances McDormand (Fern), David Strathairn (Dave), Swankie, Linda May, Bob Wells, Peter Spears, Gay DeForest, Karie Lynn McDermott Wilder, Patricia Grier, Bob Wills, Tay Strathaim, Cat Cliffor, entre outros.


Sinopse: A precarização do trabalho, a liberdade, as disparidades sociais e a solidariedade são alguns dos temas presentes em Nomadland (2020), longa-metragem de Chloé Zhao. O filme retrata pessoas mais velhas que moram em motorhomes e vans, percorrendo os Estados Unidos em busca de empregos temporários. São mão de obra barata descoberta pelos empregadores, as vítimas invisíveis e nômades afetadas pela crise econômica de 2008 que não conseguem sobreviver contando apenas com uma aposentadoria insuficiente.
A base do roteiro é o livro-reportagem “Nomadland: Surviving America in the Twenty-First Century”, da jornalista estadunidense Jessica Bruder. A cineasta chinesa foi adaptando a história em tempo real, durante a viagem para as filmagens ao longo de quatro meses em 2018, em que acompanhamos a jornada de exploração e descobertas de Fern, interpretada por Frances McDormand, (única atriz profissional do elenco) que adota essa forma de viver depois de perder tudo na crise.
No Oscar 2021, o filme concorreu nas categorias Melhor Filme, Direção (Chloé Zhao), Atriz (Frances McDormand), Roteiro Adaptado, Edição e Fotografia. .

 

Sobre a Diretora:

Zhao Ting ou Chloé Zhao (pronuncia-se Tcháo) nasceu em Beijing (ou Pequim), capital da China, em 31 de março de 1982. Seu pai é gerente em uma companhia de aço em Beijing, sua mãe trabalha em um hospital e fez parte da trupe de artistas teatrais do partido comunista chinês. Zhao foi uma adolescente rebelde, gostava de histórias em quadrinhos, de cinema e recebeu muitas influências da cultura ocidental. Seus pais se separaram e seu pai se casou com Dandan Song, atriz que participou de O Clã das Adagas Voadoras (2004), de Zhang Yimou, e atualmente trabalha em séries chinesas de TV. Aos 15 anos, mesmo com pouco conhecimento da língua inglesa, Zhao foi estudar em um internato em Londres. Depois, foi para Los Angeles, onde terminou o ensino médio. Estudou no Mount Holyoke College e se graduou em Ciências Políticas. Estudou Produção Cinematográfica na Tisch School of The Arts em Nova York, um de seus professores foi o diretor Spike Lee. Começou dirigindo os curtas Post (2008), The Atlas Mountains (2009), Daughters (2010), exibido no Festival de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, e Benachin (2011). Seu primeiro longa, Songs My Brothers Taught Me (2015), filmado em uma reserva indígena no estado de Dakota do Sul, foi exibido no Festival Sundance e em Cannes, entre outros festivais. Seu segundo filme, Domando o Destino (The Rider, 2017), um drama intimista sobre um cowboy de rodeio após sofrer um grave acidente, foi premiado no festival de Cannes. Nomadland (2020) é seu terceiro longa e já ganhou inúmeros prêmios, entre eles, o Leão de Ouro no Festival de Veneza, o Prêmio do Público no Festival de Toronto, o Globo de Ouro de Melhor Filme e Melhor Diretora, e ainda concorre a 6 categorias no Oscar desse ano. Apesar do reconhecimento, a China, seu país natal, está censurando informações sobre a diretora e seus filmes. Atualmente, Chloé Zhao está finalizando um filme completamente diferente dos anteriores, Os Eternos, uma adaptação de quadrinhos da Marvel, previsto para estrear em novembro de 2021.


◄ VOLTAR   |   RANKING 2021 ►

0 comentários: