CINEMA NOVO, DE NOVO?
Curso com Cláudia Mogadouro

Fernanda Montenegro em A Falecida, de Leon Hirszman (1965)


Em março ministramos o Curso de História do Cinema sobre o Neorrealismo Italiano, movimento que transformou o cinema mundial, influenciando movimentos de “cinemas novos” em muitos países, inclusive no Brasil. Bastante influenciado pelo movimento neorrealista, em meados dos anos 1950, Nelson Pereira dos Santos realiza um filme que toca numa questão sensível: por que não se falava em favela no cinema brasileiro? Não existia favela no Brasil? E os negros? Onde estavam? O filme pioneiro que levanta essa questão foi Rio, 40 Graus (1955) e, logo depois, Rio, Zona Norte (1957), do mesmo jovem cineasta. O movimento que começa tímido nos anos 1950, explode em criatividade nos anos 1960. Com o lema: “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, vários cineastas se destacam em produções tão baratas quanto contundentes, com engajamento social e uma estética anti-hollywood.

No CURSO CINEMA NOVO, DE NOVO? Cláudia Mogadouro pretende provocar uma discussão sobre a atualidade desse movimento, rememorando os principais filmes e cineastas, com ênfase na obra de Leon Hirszman e Helena Solberg (a única mulher do Cinema Novo).

Este módulo faz parte do conjunto de cursos de História do Cinema, ministrado pelo Coletivo Janela Aberta – Cinema & Educação em parceria com o Grupo Cinema Paradiso.

Programa


1 - O que foi o Movimento do Cinema Novo? Contexto histórico, principais diretores, as marcas estéticas do movimento e principais profissionais envolvidos
2 - O cinema militante de Leon Hirszman
3 - A pioneira Helena Solberg (foto)
4 - O reflexo do Cinema Novo no cinema brasileiro atual

 

O curso será ministrado inteiramente online, pela plataforma zoom, com aulas de 90 minutos, aulas expositivas e dialogadas com exibição de curtas e trechos de filmes. Entre uma aula e outra, serão sugeridos filmes para as conversas da aula seguinte.

Público:
Interessados na História do Cinema, não há pré-requisitos
Link para inscrições:
https://forms.gle/Nz5LHEH5x8YEnTVAA

Investimento
R$ 150,00
Desconto de 20% para profissionais da Educação e membros do Grupo Cinema Paradiso

Formato
4 aulas de 90 minutos de duração em 1º, 8, 15 e 22/6.
Terças feiras, das 16h às 17h30.
Ainda há vagas! Garanta já a sua.

 

*Cláudia Mogadouro é Historiadora, com especialização, mestrado e doutorado pela ECA-USP. Pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação da USP. Formadora audiovisual de Professores da rede municipal de São Paulo. Ministrou vários módulos de História do Cinema Mundial na Casa Guilherme de Almeida e CineSesc. Criadora e coordenadora do Grupo Cinema Paradiso e do Coletivo Janela Aberta – Cinema & Educação.

 

Contatos: coletivojanelaaberta@gmail.com ou grupocinemaparadisosp@gmail.com.


0 comentários: