Machuca


FILME: Machuca
(Machucca, Chile, Espanha, França, Reino Unido e Irlanda, 2004, 116 min)

 

Reunião dia: 23.05.21
Nota atribuída pelo grupo:
9,18


Direção: Andrés Wood
Roteiro:
Gerardo Herrero e Andrés Wood

 

Elenco: Matías Quer (Gonzalo Infante), Ariel Mateluna (Pedro Machuca), Ernesto Malbran (Padre McEnroe), Manuela Martelli (Silvana), Aline Küppenheim (Maria Luíza Infante), Luis Dubó (Ismael Machuca), Francisco Reyes (Patrício Infante), Tiago Correa (Pablo), Federico Luppi (Roberto Ochagavia) e outros.


Sinopse: O ano é 1973 e estamos no Chile em transição de regime. Uma amizade improvável acontece entre dois garotos de classes sociais totalmente diferentes. Inspirado nas ideias de Salvador Allende, um padre diretor de um colégio de elite resolve fazer um experimento para promover inclusão social. Assim, admite na escola alunos da periferia. É neste período político bastante conturbado no país, com muitas passeatas e manifestações, que os dois meninos poderão ter uma experiência transformadora.

 

Sobre o Diretor:

Andrés Wood nasceu em Santiago, Chile, em 14 de setembro de 1965, descendente de irlandeses e escoceses. Estudou Engenharia Comercial (Economia) na Universidade Católica do Chile. Logo após se formar, viajou aos Estados Unidos para estudar Direção de Fotografia na Universidade de Nova York, onde realizou seu primeiro curta-metragem: Idilio. Voltou ao Chile no final de 1992. Dirigiu os curtas Romance (1992) e Reunión de Família (1994), que é a primeira produção chilena a participar da seleção oficial do Festival Clermont-Ferrand na França, um dos mais importantes festivais de curtas-metragens do mundo. Andrés Wood dirigiu seu primeiro longa, Histórias de Futebol (1997), que ganhou diversos prêmios, entre eles, 2 Kikitos de Melhor Atriz no Festival de Gramado. Seguiram-se: El Desquite (1999), originalmente uma minissérie para a TV, foi editado e exibido nos cinemas; A Febre do Loco (2001); Machuca (2004), que foi exibido na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes e recebeu uma Menção Especial; La Buena Vida (2008), e Violeta Foi para o Céu (2011), cinebiografia da cantora e compositora Violeta Parra. Seu filme mais recente, Araña (2019), foi exibido virtualmente na 44a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2020.

O filme Machuca fora discutido pelo Grupo Cinema Paradiso em reunião no dia 30/11/2005.


◄ VOLTAR   |   RANKING 2021 ►

0 comentários: