Carta de uma recém-chegada

26.06.2021
Por Sônia Manski

Por mais que seja assídua frequentadora de salas de cinema há décadas – ou pelo menos era até ter início essa quarentena – entrei no grupo por acaso, por indicação da minha irmã. Então quer dizer que sou novata. Além disso, leiga no assunto. Ainda mais diante de estudiosos, mestres e doutores no tema. Tudo para me deixar mais tímida ainda. Será que terei alguma coisa a acrescentar?

Talvez o que tenha mais me chamado a atenção – fora o conhecimento cinematográfico de alguns participantes – é a postura totalmente acolhedora da administradora do grupo. Nem preciso dizer o nome, todos sabem quem é. Ouve de verdade o que cada um fala e agradece a participação. Já cheguei até a me sentir constrangida por não ter o que acrescentar diante da fartura de comentários. Felizmente, uma bola dentro eu consegui dar. É pouco, mas é alguma coisa.

Chama atenção a diversidade dos participantes. Tanto na idade como na formação. Fora o amálgama entre os seniors. Como o grupo existe há 25 anos, chega a dar uma certa inveja da ligação afetiva entre eles, resultado da convivência e do tempo juntos. Amigos de infância, parecem. Sem falar no engajamento político.

Em determinado depoimento, não me lembro de qual era o filme, apesar de as reuniões serem por zoom, cheguei a ficar com os olhos marejados. As pessoas compartilham suas experiências de vida como se estivessem entre íntimos, acrescentando muita verdade aos depoimentos.

Sem falar no que as formações acadêmicas e as experiências profissionais colaboram para as mais variadas observações e pontos de vista. Impressionante como as interpretações do filme fazem como que seus significados se desdobrem ao longo dos encontros, ampliando o deleite dos cinéfilos.

Longa vida ao Cinema Paradiso! Aguardo ansiosa o próximo encontro.

2 comentários:

FLAVIA MARONI SIMONSEN disse...

Sonia, tambem me sinto como voce recem chegada num grupo já constituído há duas décadas , e muito acolhida pela Claudia que faz o possivel para dar voz a todos. Embora fique inibida diante de platéia tão seleta , participar das reuniões tem me feito muito bem . Obrigada Claudia !

FLAVIA MARONI SIMONSEN disse...

Sonia, tambem me sinto como voce recem chegada num grupo já constituído há duas décadas , e muito acolhida pela Claudia que faz o possivel para dar voz a todos. Embora fique inibida diante de platéia tão seleta , participar das reuniões me tem feito muito bem . Obrigada Claudia !