Marighella

FILME: Marighella
(Marighella, Brasil, 2019, 155 min)

 

Reunião dia: 04.07.2021
Nota atribuída pelo grupo:
8,30

Direção: Wagner Moura
Roteiro:
Wagner Moura e Felipe Braga, baseado no livro “Marighella – o homem que incendiou o mundo”, de Mário Magalhães, lançado em 2012.

 

Elenco: Seu Jorge, Bruno Gagliasso, Adriana Esteves, Herson Capri, Guilherme Ferraz, Humberto Carrão, Jorge Paz, Carla Ribas, entre outros.


Sinopse: O filme narra uma parte da trajetória do político, escritor e revolucionário brasileiro, Carlos Marighella (1911-1969). Marighella foi o fundador da Ação Libertadora Nacional (ALN), o primeiro grupo armado que combateu a ditadura no Brasil na década de 1960. Marighella é quase todo centrado nas ações da ALN a partir de 1968, num dos períodos mais sombrios da história do Brasil, quando a ditadura militar se acirrava, perseguindo e torturando implacavelmente todos que se opunham a ela. O cruel delegado Lúcio (Bruno Gagliasso) toma para si a missão de caçar o mentor da luta armada, Marighella (interpretado por Seu Jorge), então considerado o “inimigo número um do Brasil”.
 

Sobre o Diretor: Wagner Maniçoba de Moura (Salvador, 27 de junho de 1976) é ator, diretor e músico brasileiro. Considerado pela crítica um dos mais importantes artistas brasileiros da atualidade, pela qualidade de seu trabalho e por sua popularidade. Começou fazendo teatro em Salvador em 1996, onde trabalhou com diretores consagrados e logo teve algumas participações em filmes. No cinema, sua estreia se deu com o curta Danada de Sabida, baseada numa história de João Ubaldo Ribeiro. Em 2002, participou de Abril Despedaçado, de Walter Salles. Em 2003, estrelou em Deus é Brasileiro, de Cacá Diegues e O Caminho das Nuvens, de Vicente Amorim, além de ter tido papel de destaque em Carandiru, de Hector Babenco. Seguiu estrelando em longas metragens nacionais, incluindo os sucessos de bilheteria Tropa de Elite e Tropa de Elite 2, de José Padilha, com o famoso personagem Capitão Nascimento. Em 2007, foi o antagonista da novela Paraíso Tropical, de Gilberto Braga, sendo elogiado por sua atuação tanto pelo público quanto pela crítica. Em 2013, integrou o elenco do longa-metragem de ficção científica estadunidense Elysium, contracenando com Matt Damon e Jodie Foster. O filme marcou a estreia internacional do ator brasileiro, que por esse trabalho recebeu elogios dos críticos. Em 2015, passou a estrelar na série Narcos, interpretando o narcotraficante Pablo Escobar, papel pelo qual foi indicado a diversos prêmios, incluindo o Globo de Ouro. Em 2020, atuou e produziu o filme para a Netflix, Sérgio, de Greg Barker, baseado na vida do embaixador brasileiro da ONU Sérgio Vieira de Mello. Até o momento, atuou em 42 filmes. Marighella é sua estreia na direção.


◄ VOLTAR   |   RANKING 2021 ►

0 comentários: