PREPAREM-SE: A MOSTRA VEM AÍ!

 13.10.2021
Por H. Hirao


A 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo está chegando. Esse ano, acontecerá de forma híbrida, uma parte será presencial, nos cinemas, e outra será on-line, pelas plataformas na internet. Algumas dessas exibições, tanto presenciais quanto on-line, serão gratuitas.

Por razões contratuais com produtores e distribuidores, nem todos os filmes serão exibidos nos cinemas e na plataforma digital. Para quem já frequenta os cinemas, já conhece os protocolos de segurança: ocupação de até 50% da lotação, uso obrigatória de máscara durante todo o tempo, fornecimento de álcool em gel, e será preciso mostrar comprovante de vacinação. As sessões terão um intervalo de pelo menos 30 minutos para higienização da sala. Isso pode evitar aquela correria dos cinéfilos de sair de uma sala para entrar em outra.

A Mostra começa no dia 21 de outubro e vai até 3 de novembro de 2021. Antes, na quarta-feira, dia 20, haverá a abertura, de forma inédita, espalhada em 10 salas de cinema que exibirão programas diferentes ao mesmo tempo. Essa data marcará a reabertura do nosso querido CineSesc. Também reabrirá o novo Cine Marquise, localizado no Conjunto Nacional, onde ficava o CineArte, agora sob nova direção.

Algumas sessões presenciais serão gratuitas: no Vão Livre no MASP, uma sessão especial no Vale do Anhangabaú (substituindo a sessão no Ibirapuera), no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso e no Centro Cultural Tiradentes. E com valores promocionais no Centro Cultural São Paulo, na Biblioteca Roberto Santos e no Museu da Imigração.

Os filmes apresentados nas plataformas Sesc Digital e Itaú Cultural Play também serão gratuitas.

Os cinema participantes são:
  • Cine Marquise (sala 1)
  • Cinesala
  • CineSesc
  • Espaço Itaú de Cinema Augusta (sala 1)
  • Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca (salas 1, 2, 3)
  • Espaço Itaú de Cinema Pompéia (sala 10) 
  • Petra Belas Artes (sala Leon Cakoff)
  • Reserva Cultural (sala 1)

Ingressos:
  • Segundas, terças, quartas e quintas: R$ 24,00 (inteira) e R$ 12,00 (meia).
  • Sextas, sábados e domingos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).
  • Permanente Especial (para sessões de 2ª a 6ª feira até às 17:55h, inclusive): R$ 150,00
  • Permanente Especial (15% de desconto para assinantes da Folha): R$ 127,50
  • Pacote de 30 ingressos: R$ 340,00
  • Pacote de 20 ingressos: R$ 250,00

Gratuito:
  • Vão Livre do Masp
  • Vale do Anhangabaú
  • Centro Cultural da Juventude - Ruth Cardoso
  • Centro Cultural Tiradentes

Ingressos com preços populares:
  • Centro Cultural São Paulo (salas Paulo Emílio e Lima Barreto): R$ 4,00 e R$ 2,00
  • Biblioteca Roberto Santos: R$ 4,00 e R$ 2,00
  • Museu da Imigração do Estado de São Paulo: R$ 10,00

Mostra On-line:
  • Plataforma Mostra Play: é preciso criar uma conta gratuitamente. Os filmes ad-quiridos ficarão na “Biblioteca” e o espectador terá 3 dias para assisti-los e 24 horas a partir do acesso a cada um. Os filmes da seleção só poderão ser vistos até as 23:59 do dia 03 de novembro.
  • Os ingressos na plataforma Mostra Play custarão R$ 12,00, pagamento em car-tão de crédito Visa ou Mastercard.
  • Para adquirir pacotes, enviar um e-mail para pacote_mostraplay@mostra.org informando o tipo de pacote de ingressos que quer adquirir: 5 ingressos (R$ 57,00), 10 ingressos (R$ 105,00) ou 15 ingressos (R$ 150,00). Pagamento via transferência bancária ou PIX.

Gratuito:
  • Sesc Digital e Itaú Cultural Play

Agora, vamos ao que interessa. Os filmes da Mostra são inéditos (exceto as retrospectivas, homenagens e cópias restauradas), portanto fica difícil recomendar quais são imperdíveis. A maratona promete 264 títulos, vindos de mais de 50 países.

Posso fazer um recorte de filmes de diretores famosos ou que participaram de festivais e ganharam prêmios, como France, de Bruno Dumont, Ao Cair do Sol, de Michel Franco, Marx Pode Esperar, de Marco Bellocchio, Bergman Island, de Mia Hansen-Løve, Jane por Charlotte, de Charlotte Gainsbourg, A Crônica Francesa, de Wes Anderson, A Caixa, de Lorenzo Viga (Leoncino d’Oro Agiscuola Award - Cinema for UNICEF, no Festival de Veneza), Titane, de Julia Ducournau (Palma de Ouro no Festival de Cannes), Annette, de Leos Carax (Melhor Direção em Cannes), Memória, de Apichatpong Weerasethakul (Prêmio do Júri em Cannes), Um Herói, de Asghar Farhadi (Grande Prêmio em Cannes), Zalava, de Arsalan Amiri (vencedor da Semana da Crítica em Veneza), A Mulher que Fugiu, de Hong Sang-soo (Urso de Ouro de Melhor Direção no Festival de Berlim), Encontros, de Hong Sang-soo (Melhor Roteiro em Berlim), Sr. Bachmann e Seus Alunos, de Maria Speth (Prêmios do Júri e do Público em Berlim), Listen, de Ana Rocha de Sousa (Melhor longa-metragem de estreia e Prêmio Especial do Júri da seção Horizontes em Veneza), Murina, de Antoneta Alamat Kusijanović (Prêmio Camera d’Or de Melhor Primeiro Longa em Cannes), Imaculat, de Monica Stan e George Chiper-Lillemark (vencedor da Giornata Degli Autori e Melhor primeiro filme em Veneza), Compartment Nº 6, de Juho Kirosmanen (Grande Prêmio do Júri em Cannes), Ahed’s Knee, de Nadav Lapid (Prêmio do Júri em Cannes), Unclenching the Fists, de Kira Kovalenko (vencedor da seção Un Certain Regard em Cannes), Great Freedom, de Sebastian Meise (Prêmio do Júri da seção Un Certain Regard em Cannes), A Noite do Fogo, de Tatiana Huezo (Menção especial da seção Un Certain Regard em Cannes), Lamb, de Valdimar Jóhannsson (Prêmio por Originalidade da seção Un Certain Regard em Cannes), O Truque da Galinha, de Omar El Zohairy (Grande Prêmio da Semana da Crítica em Cannes), Roda da Fortuna, de Ryusuke Hamaguchi (Grande Prêmio do Júri em Berlim), Eu Vejo Você em Todos os Lugares, de Benedek Fliegauf (Melhor Atriz em Berlim), What do We See When We Look at the Sky?, de Aleksandre Koberidze (Prêmio FIPRESCI em Berlim), Higiene Social, de Denis Coté (Melhor Direção na seção Encontros em Berlim), Espírito Sagrado, de Chema Garcia Ibarra (Menção Especial na Mostra Competitiva no Festival de Locarno), After Blue (Paraíso Imundo), de Bertrand Mandico (Prêmio FIPRESCI em Locarno), Pedregulhos, de P.S. Vinothraj (Tigre de Melhor Filme no Festival de Roterdã), O Cão que Não se Cala, de Ana Katz (Big Screen Award em Roterdã), Lidando com a Morte, de Paul Nam Rigter (Melhor Documentário no Festival Internacional de Documentários em Amsterdã); O Gravador de Haruhara-san, de Kyoshi Sugita (Grand Prix e do Prêmio do Público no FIDMarseille), Lua Azul, de Alina Grigore (vencedor do Festival de San Sebastian) e Hive, de Blerta Basholli (Grande Prêmio do Júri, do prêmio do público e de melhor direção na seção World Cinema - Dramatic do Festival de Sundance).

Destaque para o brasileiro Bob Cuspe, Nós Não Gostamos de Gente, de Cesar Cabral, prêmio Contrechamp no Festival de Annecy.
Além desses, serão exibidos em um programa especial, os curtas A Voz Humana, de Pedro Almodóvar, A Noite, de Tsai Ming Liang e Ato, Bárbara Paz. Sessões especiais também para a versão em preto e branco do filme Parasita, de Bong Joon Ho, a cópia restaurada dos filmes Terra Estrangeira, de Walter Salles, e O Rei Da Noite, de Hector Babenco.


Preciso falar também do belíssimo pôster da Mostra, que traz o traço inconfundível do Ziraldo, criador de personagens como O Menino Maluquinho, A Turma do Pererê, Flicts, também foi fundador e editor do jornal O Pasquim. A Mostra exibe dois documentários sobre esse artista mineiro: Ziraldo, Era uma Vez um Menino, de Fabrizia Pinto, sua filha, e Ziraldo, uma Obra que Pede Socorro, de Guga Dannemann.
A vinheta da Mostra, baseado na arte do cartaz, está linda como sempre.

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