JANELA ABERTA PARA O CINEMA

Debate: 25/01/2022 – às 19 h
(ficando depois disponível no youtube)
Filme A MARVADA CARNE, de André Klotzel
(Brasil, 1985 – 77 min)

CONVIDADO: Walter de Sousa
Mediação: Rita de Cássia da Silva Leão
Uma realização Pluraltec, Canal Curta! e Coletivo Janela Aberta - Cinema & Educação
Filme disponível na plataforma Tamanduá Filmes https://tamandua.tv.br/
E também no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=bGOUXtLWs1s
Onde acessar o debate: no Canal Plural Filmes no Youtube: www.youtube.com/pluralfilmestv

Fernanda Torres em cena de A Marvada Carne, de André Klotzel (1985) – Foto: divulgação 

Saiba mais sobre o filme A MARVADA CARNE:

Nhô Quim perambula com seu cachorro pelo interior paulista sonhando com duas coisas: encontrar uma noiva e comer carne de vaca. Ele conhece a jovem Carula, que mora numa aldeia e reza todos os dias para Santo Antônio pedindo um marido. Para fisgar Quim, ela o engana dizendo que seu pai, Nhô Totó, possui um boi que será carneado no dia do casamento. Entretanto, antes de casar, Quim deve cumprir uma série de provas.

O filme trata, de forma engraçada e respeitosa, a cultura caipira. Foi um grande sucesso de público nos anos 1980, tendo no elenco Fernanda Torres muito novinha, o ótimo e saudoso Adilson Barros, além de Dionísio de Azevedo, Geny Prado, Regina Casé, entre outros. A trilha sonora é de Passoca, Hélio Ziskind e Rogério Duprat. O roteiro foi escrito por Klotzel e Carlos Alberto Sofredini.

Os debatedores são educadores e pesquisadores.

Walter de Sousa é pesquisador, professor, jornalista e escritor. Autor dos livros Moda Inviolada - Uma história da música caipira (2006), Piolin, o corpo e a alma do circo (2016) e dos infantis Nina tem medo de palhaço (2019) e Terra de cigarra cigarra da Terra (2021).

Rita de Cássia da Silva Leão: será a mediadora do debate e faz parte da equipe do Coletivo Janela Aberta - Cinema & Educação desde 2020. É antropóloga com mestrado e doutorado pela PUC/SP. Docente em projetos sociais e em universidades, além de ministrar cursos livres sobre cinema e compor a equipe de formadores do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de SP. Também é autora de material didático para ensino superior.

Saiba mais sobre o Ciclo de Debates JANELA ABERTA PARA O CINEMA

PROGRAMA

O Ciclo de Debates Janela Aberta para o Cinema trará aprofundamento em algumas obras audiovisuais, voltado principalmente para quem estuda audiovisual e deseja ampliar seu repertório e cultura cinematográfica. A base do acervo é a Plataforma Tamanduá do Canal Curta. As obras escolhidas contemplam a história do cinema, obras em variados formatos (documentário, ficção, animação) e variados temas. Os debates virtuais serão realizados no Canal da Plural Filmes no YouTube, sempre mediados por um(a) cineducador(a) do Coletivo Janela Aberta, com participação de um(a) convidado(a) e diálogo com o público. Os debates preveem que os participantes tenham assistido ao filme.

OBJETIVOS
  • Ampliação de repertório e construção de uma cultura cinematográfica.
  • Contextualização das obras, relacionando momento histórico da produção, biografias, temas e movimentos culturais.
  • Complementação de cursos sobre a linguagem audiovisual, promovendo diálogo com outras áreas do conhecimento (literatura, música, educação, meio-ambiente, relações étnico-raciais, relações de gênero, entre outras).
https://www.plural.tec.br/claudia/

No canal do Youtube da Plural Filmes, você pode assistir aos outros debates do ciclo que já aconteceram, como:
  • O Céu de Suely, de Karim Aïnouz, debatido pelo jornalista Toninho Gonçalves, com mediação de Cláudia Mogadouro
  • Açúcar, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira, debatido pela atriz Maeve Jinkings, com mediação de Rita de Cássia Leão
  • Deixa que eu Falo, de Eduardo Escorel, debatido com o pesquisador e professor Reinaldo Cardenuto, com mediação de Cláudia Mogadouro
  • Candeia, de Luiz Antônio Pilar, debatido com o jornalista e crítico musical Lucas Nobile, com mediação de Kamila Gomes Fonseca
  • Amazônia 10 Milhões, de Ricardo Azoury, debatido com a educadora Márcia de Barros, com mediação da Silene de A.G.Lourenço
www.youtube.com/pluralfilmestv

0 comentários: