JANELA ABERTA PARA O CINEMA

Debate: 08/02/2022 – às 19 h
(ficando depois disponível no youtube)
Filme SOBRE SONHOS E LIBERDADE,
de Márcia Paraíso e Francisco Colombo
(Brasil, 2020 – 70 min)

CONVIDADOS: Márcia Paraíso e Francisco Colombo
Mediação: Kamila Gomes
Uma realização Pluraltec, Canal Curta! e Coletivo Janela Aberta - Cinema & Educação
Filme disponível na plataforma Tamanduá Filmes https://tamandua.tv.br/
https://canalcurta.tv.br/filme/?name=sobre_sonhos_e_liberdade
Cadastre-se e coloque a senha PLURALTEC
Onde acessar o debate: no Canal Plural Filmes no Youtube: http://www.youtube.com/pluralfilmestv


Saiba mais sobre o filme SOBRE SONHOS E LIBERDADE:

O apagamento do protagonismo negro foi uma constante no processo que culminou com a canetada em 13 de maio de 1888, oficialmente a data de libertação dos escravizados no Brasil. Um ato de silenciamento, que pôs fim aos projetos de liberdade de uma maioria da população brasileira - acesso à terra, educação, trabalho, direitos civis. Passados mais de 100 anos, a luta pela igualdade e liberdade permanece a mesma.

Os convidados são os cineastas realizadores do filme.

Marcia Paraíso é documentarista e realizadora audiovisual, atuando no audiovisual desde a década de 90. Sócia fundadora da produtora de audiovisual de conteúdo independente Plural Filmes, com sede em Florianópolis. Entre os documentários que dirigiu, estão as séries “Visceral Brasil, As Veias Abertas da Música” e “Invenções da Alma”, além dos longas “Terra Cabocla”, “A Maravilha do Século” e “Sobre Sonhos e Liberdade”. Realizou também o longa de ficção “Lua em Sagitário” e da série ficcional “Submersos”. Atualmente, se dedica à pesquisa de seu quarto longa documentário, “A Luta da Erva”. Ministrou oficinas sobre a construção do documentário em vários estados brasileiros. A temática relacionada às questões agrárias, populações tradicionais e cultura popular brasileira são recorrentes em seu trabalho.

Francisco Colombo é produtor, roteirista e realizador. Atua há 18 anos no audiovisual, tendo estreado com o curta-metragem “No fiel da balança”, documentário que tem como pano de fundo a ameaça sofrida pelas comunidades quilombolas com a instalação do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. Desde então realizou diversas obras de ficção, documentário, videoclipes, publicitários e institucionais. “Sobre Sonhos e Liberdade” é o seu primeiro filme em longa-metragem, realizado com a codireção de Márcia Paraíso.

A mediadora Kamila Gomes é Pedagoga formada pelo Centro Universitário São Camilo. Professora da rede municipal de São Paulo, atualmente é Assistente de Diretor da Emei Profª Edalzir Sampaio Liporoni na qual acompanha o Cineclube para crianças e famílias. É monitora na oficina de Leitura Crítica do Audiovisual no Curso de Verão do Cesep/PUC-SP.

Saiba mais sobre o Ciclo de Debates JANELA ABERTA PARA O CINEMA

PROGRAMA

O Ciclo de Debates Janela Aberta para o Cinema trará aprofundamento em algumas obras audiovisuais, voltado principalmente para quem estuda audiovisual e deseja ampliar seu repertório e cultura cinematográfica. A base do acervo é a Plataforma Tamanduá do Canal Curta. As obras escolhidas contemplam a história do cinema, obras em variados formatos (documentário, ficção, animação) e variados temas. Os debates virtuais serão realizados no Canal da Plural Filmes no YouTube, sempre mediados por um(a) cineducador(a) do Coletivo Janela Aberta, com participação de um(a) convidado(a) e diálogo com o público. Os debates preveem que os participantes tenham assistido ao filme.

OBJETIVOS
  • Ampliação de repertório e construção de uma cultura cinematográfica.
  • Contextualização das obras, relacionando momento histórico da produção, biografias, temas e movimentos culturais.
  • Complementação de cursos sobre a linguagem audiovisual, promovendo diálogo com outras áreas do conhecimento (literatura, música, educação, meio-ambiente, relações étnico-raciais, relações de gênero, entre outras).
https://www.plural.tec.br/claudia/

No canal do Youtube da Plural Filmes, você pode assistir aos outros debates do ciclo que já aconteceram, como:
  • O Céu de Suely, de Karim Aïnouz, debatido pelo jornalista Toninho Gonçalves, com mediação de Cláudia Mogadouro
  • Açúcar, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira, debatido pela atriz Maeve Jinkings, com mediação de Rita de Cássia da Silva Leão
  • Deixa que eu Falo, de Eduardo Escorel, debatido com o pesquisador e professor Reinaldo Cardenuto, com mediação de Cláudia Mogadouro
  • Candeia, de Luiz Antônio Pilar, debatido com o jornalista e crítico musical Lucas Nobile, com mediação de Kamila Gomes Fonseca
  • Amazônia 10 Milhões, de Ricardo Azoury, debatido com a educadora Márcia de Barros, com mediação da Silene de A.G.Lourenço
  • A Marvada Carne, de André Klotzel, debatido com o pesquisador e escritor Walter de Sousa, com mediação de Rita de Cássia da Silva Leão.
www.youtube.com/pluralfilmestv

0 comentários: