JANELA ABERTA PARA O CINEMA

Debate: 22/02/2022 – às 19 h
(o debate fica depois disponível no youtube)
Filme NUNCA ME SONHARAM,
de Cacau Rhoden
(Brasil, 2017 – 84 min)

CONVIDADOS: Cacau Rhoden
Mediação: Cecília Franco
Uma realização Pluraltec, Canal Curta! e Coletivo Janela Aberta - Cinema & Educação
Filme disponível na plataforma Tamanduá Filmes https://tamandua.tv.br/
https://tamandua.tv.br/filme/?name=nunca-me-sonharam1
Cadastre-se e coloque a senha PLURALTEC
Onde acessar o debate: no Canal Plural Filmes no Youtube: http://www.youtube.com/pluralfilmestv


Saiba mais sobre o filme NUNCA ME SONHARAM:

Os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil. Na voz de estudantes, gestores, professores e especialistas, ‘Nunca me sonharam’ reflete sobre o valor da educação.

Pessoas entrevistadas: Alemberg Quindins, Christian Dunker, Gersem Baniwa, Mel Duarte, Macaé Evaristo, Regina Novaes, Bernardete Gatti, Marcus Faustini, Ricardo Paes de Barros, Renato Janine Ribeiro e outros.

Produção: Maria Farinha Filmes.
Roteiro: André Finotti, Cacau Rhoden, Tetê Cartaxo
Argumento: Cacau Rhoden, Ricardo Henriques, Tiago Borba
Assistente de Direção: Camila Gentile
Produção Executiva: Juliana Borges
Montagem: André Finotti
Música: Conrado Goys
Classificação etária: Livre.
 
O convidado para o debate é realizador do filme.
 
Cacau Rhoden é cineasta e diretor parceiro da Maria Farinha Filmes desde 2012. Entre seus últimos filmes, dirigiu o longa Tarja Branca, premiado como melhor documentário no Festival de Toronto; o longa Nunca me Sonharam, premiado como Melhor documentário no festival de Los Angeles e exibido na sede da ONU em NY; e a série Corações & Mentes - escolas que transformam para o canal GNT.

A mediadora Cecília Franco é educadora de atividades infantojuvenis no Sesc São Paulo desde 2009. Possui graduação em Artes Cênicas e pós graduação em Educomunicação, ambas pela Universidade de São Paulo, e constrói sua trajetória na educação não formal investigando áreas como a pedagogia como prática da liberdade, antropologia da juventude e educação para a sexualidade. Integra o coletivo Janela Aberta - Cinema e Educação.

Saiba mais sobre o Ciclo de Debates JANELA ABERTA PARA O CINEMA

PROGRAMA

O Ciclo de Debates Janela Aberta para o Cinema trará aprofundamento em algumas obras audiovisuais, voltado principalmente para quem estuda audiovisual e deseja ampliar seu repertório e cultura cinematográfica. A base do acervo é a Plataforma Tamanduá do Canal Curta. As obras escolhidas contemplam a história do cinema, obras em variados formatos (documentário, ficção, animação) e variados temas. Os debates virtuais serão realizados no Canal da Plural Filmes no YouTube, sempre mediados por um(a) cineducador(a) do Coletivo Janela Aberta, com participação de um(a) convidado(a) e diálogo com o público. Os debates preveem que os participantes tenham assistido ao filme.

OBJETIVOS

  • Ampliação de repertório e construção de uma cultura cinematográfica.
  • Contextualização das obras, relacionando momento histórico da produção, biografias, temas e movimentos culturais.
  • Complementação de cursos sobre a linguagem audiovisual, promovendo diálogo com outras áreas do conhecimento (literatura, música, educação, meio-ambiente, relações étnico-raciais, relações de gênero, entre outras).
https://www.plural.tec.br/claudia/

No canal do Youtube da Plural Filmes, você pode assistir aos outros debates do ciclo que já aconteceram, como:

  • O Céu de Suely, de Karim Aïnouz, debatido pelo jornalista Toninho Gonçalves, com mediação de Cláudia Mogadouro
  • Açúcar, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira, debatido pela atriz Maeve Jinkings, com mediação de Rita de Cássia da Silva Leão
  • Deixa que eu Falo, de Eduardo Escorel, debatido com o pesquisador e professor Reinaldo Cardenuto, com mediação de Cláudia Mogadouro
  • Candeia, de Luiz Antônio Pilar, debatido com o jornalista e crítico musical Lucas Nobile, com mediação de Kamila Gomes Fonseca
  • Amazônia 10 Milhões, de Ricardo Azoury, debatido com a educadora Márcia de Barros, com mediação da Silene de A.G.Lourenço
  • A Marvada Carne, de André Klotzel, debatido com o pesquisador e escritor Walter de Sousa, com mediação de Rita de Cássia da Silva Leão.
  • Sobre Sonhos e Liberdade, de Márcia Paraíso e Francisco Colombo, debatido com a educadora Kamila Gomes.
www.youtube.com/pluralfilmestv

0 comentários: