LANÇAMENTOS

Filme lançado em circuito comercial no Brasil em 02/02/2023
 

Andança - Os encontros e as memórias de Beth Carvalho
Brasil, 2022, 107 min.

Direção: Pedro Bronz

Roteiro: Pedro Bronz e Leonardo Bruno

 

Elenco: Beth Carvalho, Cartola, Nelson Cavaquinho, Elizete Cardoso, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Luiz Carlos da Vila, Almir Guineto, Grupo Fundo de Quintal, Mário Lago, entre outros.

 

Sinopse: Andança é um documentário que faz jus ao talento, fama e sensibilidade da grande cantora, compositora, instrumentista e sambista brasileira, Beth Carvalho (1946-2019). O diferencial e riqueza deste documentário é que praticamente todas as imagens do filme foram gravadas por Beth Carvalho, que documentou de forma caseira através de câmeras precárias todos os grandes feitos de sua carreira de quase 60 anos. Assim, o filme registra momentos espontâneos, preciosos e tocantes, como sua ligação e amizade com Cartola, sua paixão pela música de Nelson Cavaquinho, além de gravações e conversas com Elizete Cardoso, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho. Sua forte ligação com compositores de samba e pagode raiz dos terreiros do Rio de Janeiro também é fartamente documentada. O filme é uma ode à carreira e à vida da cantora, sem nunca resvalar para a pieguice ou bajulação, como é comum em documentários sobre celebridades musicais brasileiras. A belíssima trilha sonora com vários sucessos da cantora (“As Rosas Não Falam”, “Folhas Secas”, “Andança”, “O Mundo é um Moinho”, “Coisinha do Pai”, “Chora”, entre outros) está perfeitamente harmonizada com o filme, embalando e encantando a plateia. Um filme onde a brasilidade é o mote. A ser visto por brasileiros de todas as gerações.
 

Sobre o diretor: Pedro Bronz é diretor, diretor de fotografia e montador brasileiro. Formado em jornalismo pela PUC-Rio, trabalha com cinema desde 1993. Criador, em 2000, da mostra O Incinerasta e um dos fundadores da Mostra do Filme Livre, em 2002, ambas realizadas no Rio de Janeiro. O primeiro longa-metragem que montou foi o documentário Língua – Vidas em português (2002), de Victor Lopes. Estreou na direção ao lado de Roberto Berliner em Herbert de perto (2009), sobre a vida do músico Herbert Viana. Em 2010, dirigiu uma série para a TV, Os Gozadores. Em 2013, codirigiu A farra do circo com Roberto Berliner. Andança - Os encontros e as memórias de Beth Carvalho é o seu quarto longa-metragem.

Para ir mais além
Leia a crítica de Celso Sabadin sobre o documentário Andança publicada no site Planeta Tela: 
http://www.planetatela.com.br/critica/andanca-beth-carvalho-por-ela-mesma/
 

0 comentários: