LANÇAMENTOS

Filme lançado em circuito comercial no Brasil em 19/01/2023
 

Holy Spider 
Dinamarca/França/Alemanha/Suécia, 2022, 117 min.

Direção e Roteiro: Ali Abbasi

 

Elenco: Zar Amir Ebrahimi, Medhi Bajessan, Forouz Jamshidneajad, Arash Ashtiani, Sina Parvaneh, entre outros.

 

Sinopse: Holy Spider é o terceiro longa metragem do diretor iraniano radicado na Dinamarca, Ali Abbasi. Baseado em um caso verídico ocorrido no Irã no início dos anos 2000, o filme conta a história do assassinato de 16 prostitutas na cidade sagrada iraniana de Mashhad pelo fanático religioso-tornado-serial-killer-e-mártir, Saeed Hanaei. Desconfiada da complacência das autoridades policiais e religiosas da cidade, a jornalista Arezoo Rahimi, da capital Teerã, passa a investigar o caso. O filme traz uma questão premente nos dias de hoje: de como regimes autoritários, hipocritamente democráticos, e sociedades supostamente civilizadas silenciam ou aplaudem atos hediondos em nome de uma moral religiosa e social torpe. Holy Spider estreou na competição principal do Festival de Cannes de 2022 e é o filme selecionado da Dinamarca para concorrer ao Oscar de 2023 na categoria Melhor Filme Estrangeiro.
 

Sobre o diretor: Ali Abbasi cursou a Politécnica de Teerã até 2002, quando emigrou para a Suécia para estudar arquitetura no KTH Royal Institute of Technology em Estocolmo. Após formar-se em Artes em 2007, ele ingressou na Escola Nacional de Cinema da Dinamarca, graduando-se em 2011 com o curta-metragem M for Markus. Em 2016, lançou seu primeiro longa, Shelley. Em 2018, Abbasi lançou seu segundo filme, Border, que ganhou o prêmio Un Certain Regard no Festival de Cannes e passou no circuito comercial brasileiro.

Para ir mais além
Leia a crítica de Marcelo Müller sobre o filme Holy Spider publicada no blog Papo de Cinema: https://www.papodecinema.com.br/filmes/holy-spider/
 

0 comentários: