LANÇAMENTOS

Filme lançado em circuito comercial no Brasil em 09/02/2023
 

Perlimps
Brasil, 2022, 80 min.

Direção e Roteiro: Alê Abreu

 

Elenco (vozes): Lorenzo Tarantelli, Giulia Benite, Stênio Garcia, Nill Marcondes e Rosa Rosan.

 

Sinopse: Perlimps traz a jornada de aventura e fantasia de Claé, agente secreto do reino do Sol, e Bruô, agente secreto do reino da Lua, que precisam superar suas diferenças e unir forças para encontrar os Perlimps, criaturas misteriosas capazes de encontrar um caminho para a paz em tempos de guerra.
Segundo entrevista do diretor, o título foi uma sugestão de Luiz Bolognesi, um dos produtores da animação, a partir da combinação dos nomes Pirilampos e Gremlins (personagens do longa Gremlins - O Pequeno Monstro, de 1984).
Perlimps é uma fábula muito sensível, resultado de uma animação construída de forma artesanal, com muitas camadas de interpretação, podendo ser apreciada por pessoas de qualquer idade, assim como a obra anterior do diretor.

O longa de animação pode ser visto superficialmente como o relacionamento de duas “crianças”, fantasiadas de bichos, que disputam o tempo inteiro quem é o melhor. Mas a dualidade dos personagens é muito mais complexa. Além da evidente oposição sol versus lua; um é mais magro, o outro é mais forte; a própria identidade de gênero dos personagens não é muito clara; Claé é muito mais conectado às novas tecnologias, enquanto Bruô é mais conectado à natureza. Num mundo com tanta polarização de ideias e tantas rotulações (no Brasil e no mundo), as aparentes divergências podem ser vistas como diferenças saudáveis.
 

Sobre o diretor: Alê Abreu é desenhista, cineasta, artista plástico, multi-artista. Nasceu em São Paulo, em 6 de março de 1971. A partir de um curso que fez no MIS (Museu da Imagem e do Som - SP), realizou seu primeiro filme, Memória de Elefante, em 1984. Na década de 1990, formou-se em Comunicação e produziu os curtas metragens Sírius (1993) e Espantalho (1998). Alguns anos depois, realizou outro curta Passo (2007) e seu primeiro longa-metragem Garoto Cósmico (2007). Em 2014, lançou O Menino e o Mundo, filme vencedor de dezenas de prêmios, entre eles o prêmio da crítica e do público no Festival de Annecy e o Annie Awards, como melhor animação independente. Foi indicado ao Oscar 2016 de Melhor Animação (longa-metragem). Após O Menino e o Mundo, começou a trabalhar na pré-produção de seu novo filme Viajantes do Bosque Encantado (mais tarde renomeado Perlimps) e na supervisão artística da série Vivi Viravento, com direção de Priscilla Kellen.

Para ir mais além
Leia a crítica de Katiúscia Vainna, do site Adoro Cinema, sobre a animação Perlimps:
https://www.adorocinema.com/filmes/filme-304461/criticas-adorocinema/

 

No You Tube é possível encontrar uma série de “pílulas” do making of. O link abaixo traz a pílula nº 1. É fácil encontrar todas as outras.
https://www.youtube.com/watch?v=kc-agiJocHE

No You Tube, o site Omelete apresenta uma entrevista com o diretor Alê Abreu, Laís Bodanzky (uma das produtoras do filme), a atriz e o ator que fazem as vozes e André Hosoi que assina a trilha musical.
https://youtu.be/3fGQDfNB6Bk


0 comentários: