LANÇAMENTOS

Filme lançado em circuito comercial no Brasil em 02/03/2023
 

Close
Bélgica / Holanda / França, 2022, 104 min.

Direção: Lukas Dhont
Roteiro:
Lukas Dhont e Angelo Tijssens

 

Elenco: Eden Dambrine, Gustav De Waele, Émilie Dequenne, Léa Drucker, Igor van Dessel, Kevin Janssens.

 

Sinopse: Léo e Rémi são dois meninos de 13 anos, são amigos inseparáveis desde pequenos. A família de Léo possui uma fazenda onde cultivam flores. A mãe de Rémi é enfermeira em um hospital na cidade. Os garotos passaram as férias brincando, mas é hora de começar um novo ano letivo e eles passam a frequentar uma nova escola. Felizmente, estão na mesma classe. Porém, a proximidade entre eles provoca insinuações maldosas entre os colegas. Léo, tentando provar que não há verdade nas fofocas, se afasta de Rémi. Será que a amizade entre os meninos resistirá aos boatos maldosos?
 

Sobre o diretor: Lukas Dhont nasceu em Gante, Bélgica, em 11 de junho de 1991. Sua mãe é professora de moda em uma escola de arte. Aos 12 anos, ganhou uma câmera de vídeo, com o qual começou a filmar ficções com zumbis e extraterrestres. Pouco a pouco, seu foco foi mudando para a família, a sexualidade e o preconceito (Lukas assumiu sua homossexualidade precocemente). Quando era adolescente, Dhont trabalhou como assistente de figurinista em filmes e em emissoras de TV.
Lukas dirigiu os curtas Corps Perdu (2012), Huid von Glas (2012) e L’Infini (2014). Realizou seu primeiro longa Uma Garota (Girl, 2018) que ganhou diversos prêmios no Festival de Cannes em 2018, incluindo o Camera d’Or e o Queer Palm. Close é o segundo longa dirigido por Lukas Dhont. Dividiu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes em 2022, com Stars at Noon, da veterana Claire Denis. Foi exibido no Festival Mix Brasil. Está entre os cinco finalistas ao Oscar 2023 na categoria Filme Internacional.

Para ir mais além
Leia a crítica de Marcelo Müller sobre Close publicada no site Papo de Cinema:
https://www.papodecinema.com.br/filmes/close-2/

 

E a crítica de Daniel Oliveira publicada no site Cinematório:
https://www.cinematorio.com.br/2022/11/critica-filme-close-lukas-dhont/


0 comentários: