Proposta do Grupo

O Grupo Cinema Paradiso foi criado em 01/07/1995, por um grupo de amigos que frequentavam a casa de Dona Elza e gostavam muito de conversar sobre cinema, música, política, literatura, coisas da vida... A ideia foi a de sistematizar esses encontros e o cinema foi escolhido como a base para as conversas. O desejo era que, um dia, outros grupos se formassem (cinco anos depois, formou-se um grupo de saraus musicais, com funcionamento um pouco diferente, existente até os dias atuais).

Esses amigos combinaram que esses encontros sobre cinema seriam quinzenais, sempre na mesma casa, e que seria escolhido um filme em cartaz nos cinemas de São Paulo. O filme seria o tema para a reunião seguinte. É importante lembrar que naquele grupo não havia ninguém que fosse ligado a cinema profissionalmente, nenhum crítico, cineasta ou estudioso do assunto. Eram pessoas que gostavam muito de cinema e gostavam de compartilhar suas impressões entre os amigos.

No início, as reuniões aconteciam aos sábados à noite. O horário foi mudado algumas vezes, mas há muitos anos firmou-se que o melhor é fazer as reuniões aos domingos à tarde. Esse horário "pegou"!

Cada um que chega costuma trazer algo para comer ou beber, montando-se a mesa com lanche comunitário. As pessoas se servem durante a reunião. As “iguarias” mais apreciadas pelo grupo estão no site, aba GALERIA/CADERNO DE RECEITAS.

Os participantes são sempre amigos de amigos. Não publicamos o endereço das reuniões na internet. É comum que uma pessoa venha a uma única reunião ou apareça de vez em quando.

No início de cada reunião, exibimos um filme de curta metragem. Se possível, um curta que tenha alguma relação com o tema ou o diretor do filme principal. Nem sempre isso acontece. E tudo bem, já que a ideia é ampliar o nosso repertório de curtas metragens.

Depois do curta, escolhe-se democraticamente o próximo filme a ser discutido. Um dos critérios é que o filme esteja em cartaz em salas acessíveis e em diversos horários para que seja viável que o grupo o assista - muitos trabalham e têm pouco tempo durante a semana para irem ao cinema. Também é preciso arriscar que o filme permanecerá em cartaz por duas semanas.

Os frequentadores que não foram a uma determinada reunião ficam informados sobre o próximo filme por meio do jornal Cinema Paradiso (boletim quinzenal que circulou até a edição 380) ou pelo grupo do Facebook. Por falar em Facebook, esse grupo cumpre papel de divulgação das atividades do grupo, mas não tem o "charme" do grupo presencial.

As reuniões são marcadas para as 16 h, mas seu início não é rígido. Não há uma dinâmica de discussão pré-definida. É implícito que é preciso respeitar a palavra de todos. Na maioria das vezes, as pessoas fazem inscrições para falar, levantando o braço. A Cláudia Mogadouro, em geral, é a pessoa que coordena as inscrições.

O grupo tem um caráter intimista. As reuniões têm agregado de 15 a 25 pessoas, aproximadamente, o que garante uma dinâmica horizontal, de espaço para todos falarem. Desejamos muito que outros grupos sejam formados com esse caráter intimista, o qual garante a qualidade do debate.

Ao longo dos anos, sentimos que somos flexíveis para as regras de funcionamento das reuniões, mas não desejamos mudar o formato do grupo.  No que está dando certo, não se mexe.
E o Grupo Cinema Paradiso está dando muito certo há 21 anos! Viva o Cinema!