PRÓXIMO FILME

Hamnet: A Vida antes de Hamlet
Reunião em 01.02.2026 às 16h
O filme está em cartaz em várias salas de cinema de São Paulo.
 

Hamnet: A Vida antes de Hamlet (Hamnet, Reino Unido / EUA, 2025, 125 minutos)

Direção:
Chloé Zhao

Roteiro:
Chloé Zhao, Maggie O’Farrell, baseado em livro de Maggie O’Farrell

Elenco: Jessie Buckley (Agnes), Paul Mescal, Emily Watson (Mary), David Wilmot (John), Joe Alwyn (Bartholomew), Jacobi Jupe (Hamnet), Olivia Lynes (Judith), Bodhi Rae Breathnach (Susanna), Noah Jupe (Hamlet).


Sinopse: Em uma pequena vila no interior da Inglaterra, no final do século XVI, o filho de um luveiro (artesão que fabrica luvas) se encanta por Agnes, a filha mais velha da família vizinha. Na verdade, Agnes e seu irmão Bartholomew foram adotados pela família. Agnes aprendeu com sua mãe biológica as propriedades medicinais das plantas. A ligação com a natureza e um suposto poder de vidência fez Agnes ser conhecida como “bruxa filha da floresta”. Agnes e o jovem professor se casam. Nasce a primeira filha do casal, Susanna. Agora pai, ele trabalha como dramaturgo e viaja frequentemente para Londres, onde suas peças são encenadas. Alguns anos mais tarde, nascem os gêmeos Judith e Hamnet. Após uma tragédia, consumido pela dor, ele escreve uma das obras mais importantes da literatura mundial.


Sobre a diretora: Zhao Ting nasceu em 31 de março de 1982, em Pequim, capital da China. Seu pai, Zhao Yuji, era executivo de uma das maiores empresas siderúrgicas estatais da China. Sua madrasta, Song Dandan, é uma famosa atriz cômica em séries de TV. Zhao foi uma adolescente rebelde e gostava da cultura pop ocidental. Em 1998, aos 15 anos, mesmo falando inglês básico, seus pais enviaram Zhao para Londres, onde frequentou o Brighton College. Ela adotou o nome Chloé Zhao. Em 2000, por conta própria, mudou-se para Los Angeles onde terminou o ensino médio. Em 2005, ela se graduou em Ciências Políticas pela Mount Holyoke College, uma faculdade privada de artes liberais para mulheres, localizada em Massachusetts. Mas Zhao tinha pouco interesse em política. Foi promotora de festas, corretora imobiliária e bartender antes de estudar produção de cinema na Escola de Artes Tisch, da Universidade de Nova Iorque. Teve aulas com Spike Lee.
 


Cholé Zao (Foto divulgação)

Dirigiu e escreveu seus primeiros curtas-metragens: Post (2008), The Atlas Mountains (2009), Daughters (2010) e Benachin (2011). Realizou seu primeiro longa Songs My Brothers Taught Me (2015), que foi exibido no Festival de Cannes. Em seguida fez Domando o Destino (2017), também exibido em Cannes e em outros festivais. Chloé Zhao se tornou mundialmente famosa com Nomadland (2020), que ganhou o Leão de Ouro de Melhor Filme no Festival de Veneza, Globo de Ouro de Melhor Filme, Direção e Roteiro, e foi indicado a seis categorias no Oscar 2021, conquistando os prêmios de Melhor Filme, Direção e Atriz para Frances McDormand. Zhao demostra sua versatilidade com Eternos (2021), que faz parte do Universo Cinematográfico da Marvel. Hamnet: A Vida antes de Hamlet ganhou os Globos de Ouro de Melhor Filme de Drama e Melhor Atriz para Jessie Buckley, além de dezenas de outros prêmios. É forte candidato ao Oscar em várias categorias.

Notas:
1. Steven Spielberg e Sam Mendes, entre outros, são co-produtores de Hamnet.
2. A montagem é de Chloé Zhao e do brasileiro Affonso Gonçalves.
3. Jacobi Jupe (Hamnet) e Noah Jupe (Hamlet no teatro) são irmãos.