PRÓXIMO FILME

Foi Apenas um Acidente
Reunião em 14.12.2025 às 14h
Excepcionalmente a reunião será mais cedo

O filme está em cartaz em algumas salas de cinema de São Paulo, em 04/12/2025.
 

Foi Apenas um Acidente (Yek tasadef sadeh - Irã / França / Luxemburgo, 2025, 103 min)

Direção e Roteiro:
Jafar Panahi

Elenco: Vahid Mobasseri, Mariam Afshari, Ebrahim Azizi, entre outros.


Sinopse: Seguindo a tradição dos filmes iranianos contemporâneos, Foi Apenas um Acidente traz questões de moralidade e justiça, permeadas por vingança e por dilemas éticos. O mecânico Vahid acredita ter reconhecido seu torturador da prisão, Eghbal, através do som de sua perna protética. Vahid sequestra Eghbal para se vingar, mas a incerteza de que é realmente o mesmo homem o leva a buscar confirmação de outros ex-prisioneiros. O filme estreou no Festival de Cannes em maio de 2025, onde conquistou a Palma de Ouro.


Sobre o diretor: Nasceu em Tabriz, Irã, em 11 de julho de 1960. Estudou Cinema na Universidade de Cinema e Televisão de Teerã. Recebeu o prêmio da Câmera de Ouro do Festival de Cannes por seu primeiro filme de 1995, O Balão Branco, que foi coescrito com Abbas Kiarostami. O Espelho, de 1997, recebeu o Leopardo de Ouro do Festival de Locarno. Em 2000, obteve o Leão de Ouro de melhor filme no Festival de Veneza, por O Círculo, que trata das dificuldades das mulheres iranianas diante das restrições impostas pelo Estado islâmico. Em 2003, dirigiu Ouro Carmim, também coescrito com Abbas Kiarostami e que foi proibido no Irã. Seus três filmes seguintes, Fora do Jogo (2006), Isto não é um Filme (2011) e Cordinas Fechadas (2013) também foram banidos no Irã, mas foram bem recebidos internacionalmente. Em 2015, Panahi dirigiu o longa Táxi Teerã, que estreou no 65º Festival de Cinema de Berlim e recebeu o prêmio Urso de Ouro por este filme. Em 2018, lançou o longa 3 Faces e em 2021, Sem Ursos.


Jafar Panahi, foi preso três vezes pelo governo teocrático iraniano por propaganda contra o sistema. Em 2023, Panahi foi preso novamente por cerca de 40 dias, quando iniciou uma greve de fome para protestar contra sua prisão e contra as condições em que estava sendo mantido. Foi liberado após o fato ter causado repercussão mundial. Panahi ainda foi proibido de gravar e lançar filmes. Foi Apenas um Acidente foi rodado de maneira ilegal por conta das perseguições sofridas pelo diretor no Irã. As atrizes do filme não usam hijab, o véu obrigatório para as mulheres segundo as leis iranianas.