PRÓXIMO FILME

Reunião em 26.09.2021, às 16 h – reunião virtual  

 

A Última Nota (Coda, Canadá, 2019, 96 min)

Direção:
Claude Lalonde

 

Roteiro: Louis Godbout


Elenco: Patrick Stewart, Katie Holmes e Giancarlo Esposito

 

Sinopse: Um famoso e consagrado pianista se vê às voltas com o dilema de continuar ou encerrar sua carreira em plena turnê internacional. O pianista Henry Cole (Patrick Stewart) está passando por um drama pessoal e já não tem a mesma vitalidade e vontade em continuar se apresentando para um público que tem verdadeira adoração pela sua arte. A partir de uma coletiva de imprensa, ele conhece a jornalista da prestigiosa revista “The New Yorker”, Helen Morrison (Katie Holmes), que passará a ter determinante papel nas decisões desse homem, que já alcançou a velhice e se encontra atormentado por um passado que o deixa desnorteado diante da vida, sem esperança quanto ao futuro. Além da jornalista Helen Morrison outro personagem importante na vida de Henry Cole é o seu agente e amigo Paul (Giancarlo Esposito). Um filme sensível, elegante, com deslumbrante fotografia, ótimas locações em Nova York e Suíça e uma trilha sonora de tirar o fôlego, com peças para piano de compositores como Robert Schumann, Franz Schubert, Sergei Rachmaninoff e Alexander Scriabin.

Sobre o Diretor: Achamos poucas informações sobre o diretor Claude Lalonde.
Sabemos que A Última Nota (Coda) é a sua primeira experiência na direção, mas antes ele foi roteirista dos seguintes filmes: Les 3 p'tits cochons (2007), 10 1/2 (2010), Filière 13 (2010), Origami (2017) e Malek (2019), além de roteiros para séries televisivas.

Comentário do Hirao:

Será que temos um cineasta tímido?
Há uma cena no filme A Última Nota, em que o velho pianista recebe uma jornalista. Ela pede uma entrevista para escrever seu perfil, mas ele recusa. Dá para imaginar essa cena com o diretor (risos).