PRÓXIMO FILME

Reunião VIRTUAL em 16.08.2020, excepcionalmente às 17 h
 

Destacamento Blood (DA 5 Blood, EUA, 2020, 155 min)

Direção: Spike Lee

Roteiro: Spike Lee, Kevin Willmott, Paul De Meo e Danny Bilson

 

Elenco: Paul (Delroy Lindo), Otis (Clarke Peters), Eddie (Normam Lewis), Melvin (Isiah Whitlock Jr.), David (Jonathan Majors), Hanoi Hannah (Veronica Ngo), Hedy (Mélanie Thierry).

Distribuidora: Netflix

Sinopse: Spike Lee, um dos mais importantes diretores estadunidenses está de volta. E agora com a sua versão sobre a guerra do Vietnã. E nessa versão os personagens principais são combatentes afrodescendentes. Pela primeira vez um filme sobre a guerra do Vietnã coloca em primeiro plano os negros que lá combateram. É a história de quatro veteranos de guerra que voltam para o antigo campo de combate na esperança de resgatar os restos mortais de seu comandante e também encontrar um tesouro enterrado. O filme resgata a participação dos negros na guerra, que sempre estiveram na linha de frente das batalhas e quase nunca no comando, onde representaram 30% da tropa apesar de serem 12% da população americana. O filme ainda recupera muitas imagens reais da época onde podemos relembrar movimentos contestatórios e figuras históricas como Martin Luther King Jr., Ângela Davis, dentre tantos outros. Spike Lee, assim como Tarantino, sempre valoriza muito a trilha sonora, e dessa vez não foi diferente. É um deleite ouvir aquela sequência de hits, em destaque o genial Marvin Gaye. Ação, drama, alegrias, tristezas, denúncias, conflitos sociais e pessoais, tudo regado a muita música boa e belas fotografias, que são as marcas desse diretor. É a primeira colaboração de Spike Lee com a Netflix.

 

Sobre o Diretor: Spike Lee (Shelton Jackson Lee) nasceu em Atlanta, EUA, em 20 de março de 1957. 63 anos. Seu pai era músico de jazz e sua mãe professora. É casado com Tonya Lewis desde 1993 e tem dois filhos. Ainda muito criança, com 3 anos, mudou-se com a família para o Brooklin, NY, onde cresceu e viveu todas as contradições da sociedade americana, em particular a violência do racismo, adquirindo uma consciência social e política que faz questão de expressar em todo seu trabalho. Concluiu seus estudos universitários em Atlanta. Ainda estudante, Lee já provocava polêmica ao dirigir um curta repudiando o clássico O Nascimento de uma Nação (1915) de D.W.Griffith.
Cineasta, escritor, produtor, ator, professor, possui uma vasta, importante e premiada produção cinematográfica contemplando ficção e documentário. Entre seus filmes destacam-se Faça a Coisa Certa (1989), Malcolm X (1992) e O Plano Perfeito (2006). Lee também dirige e produz curtas e documentários. Seu filme de 2018 Infiltrado na Klan teve sua première no festival de Cannes, onde recebeu o Grande Prêmio do Júri; este filme foi também ganhador do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. Infiltrado na Klan foi pauta de rica discussão do Grupo Cinema Paradiso, no final de 2018. Spike Lee sempre abordou as temáticas raciais e os problemas sociais, fazendo dos seus filmes e documentários fontes de discussão e conscientização não apenas nos Estados Unidos, mas em todos os países onde são exibidos. Com uma produção de fôlego, politizada e polêmica, Spike Lee soma dezenas de filmes e já é considerado um dos grandes da história do cinema mundial.