Próximo Filme

Reunião em 22.10.2017 às 16h

Filme: O Fantasma da Sicília (Sicilian Ghost Story, Itália/Fança/Suiça, 2017, 122 min)

Direção e Roteiro: Fabio Grassadonia e Antonio Piazza

Elenco: Julia Jedlikowska, Gaetano Fernandez, Corinne Musallari, Lorenzo Curcio, Vincenzo Amato, Sabine Timoteo, entre outros.

Sinopse: Inspirado no conto Un Cavaliere Bianco, do livro Non Saremo Confusi per Sempre, de Marco Mancassola, o filme conta a história verídica de Giuseppe, 12 anos, filho de um mafioso de uma pequena cidade da Sicília, que é sequestrado por uma gangue rival. Quando o menino desaparece, a única que se levanta contra o silêncio que toma conta da cidadezinha é Luna, colega de classe de Giuseppe, que é apaixonada por ele. Luna tenta em vão mobilizar a polícia, os professores e os pais para encontrar Giuseppe. Alternando entre fábula, memória, sonho e realidade, O Fantasma da Sicília traça um retrato sensível de uma barbárie que chocou a Itália na década de 90.

Sobre os diretores: Fabio Grassadonia nasceu em 1968, em Palermo (Sicília) e Antonio Piazza nasceu em 1970, em Milão. Estes dois diretores e roteiristas italianos trabalham em conjunto desde que iniciaram sua carreira no cinema em 2004. Dirigiram e roteirizaram o curta Rita (2009) e seu primeiro longa foi o elogiadíssimo Salvo - Uma História de Amor e Máfia (2013), sobre um assassino da máfia siciliana, solitário, frio e implacável. O Fantasma da Sicília ganhou o prêmio de melhor roteiro no Sundance Film Festival de 2016.