PRÓXIMO FILME

Reunião presencial em 17.03.2024, às 16h
 

Dias Perfeitos
(Perfect Days, Japão / Alemanha, 2023, 105 min)

O filme estreou em 29/02/24 e pode ser visto em várias sessões e salas de exibição em São Paulo. Veja nosso guia de programação neste site.
 

Direção: Wim Wenders
Roteiro: Wim Wenders e Takayuki Takuma
Elenco: Koji Yakusho (Hirayama), Arisa Nakano (Niko),Tokio Emoto (Takashi), Reina Ueda (Tourist), Aoi Yamada (Aya), Yumi Asou (Keiko), Sayuri Ishiwawa (Mama), Tomokazu Miura (Tomoyama).


Sinopse:
Hirayama (Koji Yakusho) é um homem de meia idade, que vive sua vida de forma modesta como zelador, limpando banheiros públicos em Tóquio. Sua vida é revelada por meio das suas três paixões: as músicas que ouve, os livros que lê e as fotos que tira das árvores. A rotina de Hirayama tem seus encantos, pessoas com quem cruza sempre e encontros inesperados, hábitos comuns e fatos imprevistos. Dias Perfeitos concorre ao Oscar 2024, na categoria de Melhor Filme Internacional (representando o Japão). Koji Yakusho levou o prêmio de melhor ator, por sua atuação neste filme, no Festival de Cannes 2023.

Observação: fiquem até o final dos créditos.
 

Sobre o diretor:
Ernst Wilhelm "Wim" Wenders
nasceu em nasceu em Düsseldorf/Alemanha, em 14 de agosto de 1945. É cineasta, dramaturgo, fotógrafo e produtor de cinema alemão, além de uma das mais importantes figuras do Novo Cinema Alemão. Desde 1996, Wenders é presidente da Academia de Cinema Europeu em Berlim.


Wim Wenders começou diversos cursos universitários, como Medicina e Filosofia, mas desistiu, mudando-se para Paris em 1966, com intenção de se tornar pintor, o que também não deu certo. Quando se apaixonou pelo cinema e sentiu que era essa carreira que iria perseguir, Wenders retornou, em 1967, para Düsseldorf e foi trabalhar no escritório da United Artists. Cursou Cinema na universidade de Munique e também atuou por muitos anos como crítico. Realizou diversos curtas, ainda na universidade, até realizar seu primeiro longa metragem em 16mm, em preto e branco, intitulado Summer in the City (Verão na Cidade), em 1970.


Na plataforma IMDB, constam 88 obras (entre curtas, longas e séries de TV) como diretor, 78 como produtor e 52 como roteirista. Como não é produtivo relacionar todas, vamos relacionar os filmes mais conhecidos aqui no Brasi:


O Medo do Goleiro diante do Pênalti (1972), Alice nas Cidades (1974), O Amigo Americano (1977), O Estado das Coisas (1982), Paris, Texas (1984), Asas do Desejo (1987), Tão Longe, Tão Perto (1993), O Céu de Lisboa (1994), Buena Vista Social Club (1999), Estrela Solitária (2005), Pina (2011), O Sal da Terra (2014, codireção Juliano Ribeiro Salgado), Tudo vai ficar bem (2015), Papa Francisco: um Homem de Palavra (2018) e Dias Perfeitos (2023).


O Grupo Cinema Paradiso discutiu os seguintes filmes de Wim Wenders: Asas do Desejo (duas vezes), Buena Vista Social Club, Estrela Solitária e O Sal da Terra. O filme Dias Perfeitos, que discutiremos na próxima reunião, é uma produção Japão/Alemanha.