A Grande Beleza

FILME: A Grande Beleza
(La Grande Bellezza, Itália, 2013, 142 min)


Reunião dia:
26.01.2014
Nota atribuída pelo grupo:
8,93

Direção: Paolo Sorrentino
Roteiro:
Paolo Sorrentino, Umberto Contarello
 

Elenco: Em Roma, durante o verão, o escritor Jap Gambardella (Toni Servillo) reflete sobre sua vida. Ele tem 65 anos de idade, e desde o grande sucesso do romance "O Aparelho Humano", escrito décadas atrás, ele não concluiu nenhum outro livro. Desde então, a vida de Jep se passa entre as festas da alta sociedade, os luxos e privilégios de sua fama. Quando se lembra de um amor inocente da sua juventude, Jep cria forças para mudar sua vida, e talvez voltar a escrever.


Sinopse: Um dos membros, de um dos quartetos de corda mais famoso do mundo, é diagnosticado com Mal de Parkinson. Com o futuro do grupo em perigo, os quatro preparam sua última apresentação, trazendo à tona os amores e desafetos criados em vinte e cinco de parceria.
 

Sobre o Diretor: Paolo Sorrentino perdeu os pais ainda na adolescência, vítimas de um acidente doméstico. Mesmo sem nunca ter estudado Cinema, começou a escrever roteiros mais ou menos na mesma época. Primeiro, trabalhou com textos de pequenas produções e curtas, até que alcançou reconhecimento internacional com As Consequências do Amor (2004), premiado com cinco David di Donatello - o Oscar da Itália - inclusive como Melhor Filme, Direção e Roteiro, e o levou para Cannes, festival em que passaria a ser figura certa a cada novo projeto. Seu primeiro filme fora de “casa”, entretanto, foi lançado somente em 2011. Com Aqui é o Meu Lugar (2011) Sorrentino fez carreira fora da Itália e preparou o terreno que iria receber o seu A Grande Beleza (2013), trabalho seguinte do cineasta e que acabou levando o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
 

Filmografia: Um Homem a Mais (2001), Sabato, Domenica e Lunedi (2004), As Consequências do Amor (2004), O Amigo da Família (2006), O Divo (2008), Aqui é O Meu Lugar (2011), Rio Eu Te Amo (2013), A Grande Beleza (2013).


Prêmios recebidos: Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, por "A Grande Beleza" (2014); Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, por "A Grande Beleza" (2014); BAFTA de Melhor Filme em Língua Não-inglesa, por "A Grande Beleza" (2014); Palma de Ouro Troféu do Júri Ecumênico, por "Aqui é o Meu Lugar" (2011); Palma de Ouro Grande Prêmio do Júri, por "O Divo" (2008).

O Grupo Cinema Paradiso discutiu Aqui é O Meu Lugar (2011) em reunião no ano de 2012.


◄ VOLTAR   |   RANKING 2014 ►

0 comentários: