Getúlio

FILME: Getúlio
(Getúlio, Brasil, 2014, 100min)


Reunião dia:
18.05.2014
Nota atribuída pelo grupo:
8,7

Direção: João Jardim
Roteiro:
João Jardim , George Moura , Teresa Frota
 

Elenco: Tony Ramos (Vargas); Drica Moraes (Alzira Vargas ); Alexandre Borges ( Carlos Lacerda) ; Adriano Garib ( General Genóbio da Costa).

Sinopse: A intimidade de Getúlio Vargas, então presidente do Brasil, em seus dezenove últimos dias de vida, período em que fica isolado no Palácio do Catete. Pressionado por uma crise política sem precedentes, em decorrência das acusações de que teria ordenado o atentado da rua Tonelero contra o jornalista Carlos Lacerda, ele avalia os riscos existentes até tomar a decisão do suicídio.
 

Sobre o Diretor:  João Henrique Vieira Jardim (1964, Rio de Janeiro) é cineasta, roteirista e diretor de cinema. Formado em Jornalismo pela Faculdade da Cidade, estudou Cinema na Universidade de Nova Iorque. Participou do núcleo do diretor Carlos Manga, da TV Globo onde realizou a minissérie Engraçadinha e editou Memorial de Maria Moura e Agosto. Editou trabalhos de Walter Salles e Eduardo Escorel para a TV independente. Foi assistente de direção em longas-metragens de Murilo Salles, Faca de Dois Gumes (1989) e Cacá Diegues, Dias Melhores Virão (1989). Dirigiu, também , comerciais para alguns anunciantes do Brasil. Seu primeiro longa-metragem Janela da Alma (2002) ganhou onze prêmios nacionais e internacionais. Seu segundo longa , Pro Dia Nascer Feliz (2005), é um documentário sobre situações que o adolescente brasileiro enfrenta na escola, lançado em 2006. Codirigiu o documentário Lixo Extraordinário (2010) que foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2011 e ganhou prêmios no Festival de Berlim e de Sundance. Seu primeiro longa-metragem de ficção, Getúlio (2014), foi aclamado pela crítica e público e Tony Ramos, no papel principal, recebeu o prêmio de Melhor Ator da Academia de Cinema.
Janela da Alma (2002) e Lixo Extraordinário (2010) foram discutidos em reuniões no Grupo Cinema Paradiso em 2002 e 2011, respectivamente.


◄ VOLTAR   |   RANKING 2014 ►

0 comentários: